Passado Tibiano: Quests esquecidas pelo tempo – Parte II
Uma das características mais marcantes do Tibia é o seu sistema de quests. Mas após mais de 20 anos de jogo, é natural que algumas delas tenham caido no esquecimento.
O Tibia é um jogo que evoluiu muito ao longo dos anos. Mecânicas foram alteradas, novos itens tomaram o lugar de itens antigos e sistemas foram refeitos. Quase nada escapou intacto da modernização do jogo. E as quests não foram exceção!
Diferente dos demais elementos, desde a implementação do atual sistema, praticamente todas as quests que foram criadas permaneceram inalteradas. Isso não significa que as quests não foram impactadas pelas mudanças: por consequência de tudo que mudou, houve impacto nas quests existentes, e algumas delas acabaram ficando obsoletas.
Esta é a segunda parte da nossa série de artigo sobre quests que acabaram esquecidas pelos jogadores, ou que acabaram tendo seu grau de importância diminuído ao longo do tempo.
Vale lembrar que todas as quests que serão citadas aqui continuam existindo no jogo. Elas não são quests incomuns e ainda é possível encontrar diversos jogadores recorrendo a elas, especialmente em servidores novos, onde ainda não há uma variedade muito grande de itens no mercado.
Noble Armor Quest
A única forma, até os dias de hoje, de se obter uma Noble Armor é através de sua própria quest! Uma quest muito antiga, que no passado jogadores de nível 35 costumavam recorrer.
A Noble Armor Quest, apesar de sua idade, já tinha uma mecânica levemente diferente a do que costumávamos ver na época, mas também não era nada de outro mundo. O ponto de diferença é que a sala da quest ficava trancada, e era necessário comprar a chave de um NPC, que não contente em receber o dinheiro por ela, exigia que o jogador respondesse a um quiz corretamente.
Ainda assim, nem sempre esse passo era necessário, afinal, se qualquer jogador deixasse a porta destrancada, bastava entrar tranquilamente e pegar a recompensa no baú. A quest em si sempre foi fácil, e a maior dificuldade nos tempos antigos era realmente chegar ao nível 35, mínimo exigido para a quest.
Jogadores normalmente utilizavam a Noble Armor pelo custo benefício: 1 de defesa a mais em comparação a Plate Armor, e um baixo valor. Na época, vale lembrar, itens como Knight Armor e Crown Armor eram bem mais caros, afinal, eram obtidos em Giant Spiders, que costumavam ser temidas por jogadores de nível mais baixo, e por Heroes, restritos a jogadores de nível mais alto e premium account.
Com o tempo, a armadura deixou de ser procurada. Nos dias atuais, as próprias alternativas a ela, como a Knight e a Crown Armors são perfeitamente acessíveis, devido a facilidade de obtê-las e de seu baixo valor, orientado pelo valor de compra dos Djinns.
The Outlaw Camp Quest
Mais uma quest presente desde os tempo mais remotos do jogo, a Outlaw Camp Quest jaz esquecida pelos jogadores!
A Outlaw Camp Quest já tinha uma mecânica bem mais avançada que as demais. Ela não tinha muitas interações, mas era basicamente um grande quebra cabeça espalhado por Outlaw Camp. A história da quest conta que os habitantes da região esconderam uma espada muito poderosa, e a protegeram com diversas armadilhas e enigmas.
E a quest é basicamente isso: o jogador deve andar por uma área razoável, utilizando itens específicos, puxando alavancas e andando através de labirintos para obter as chaves necessárias que garantem o acesso a recompensa.
E a recompensa é nada menos que a Bright Sword, um item que, nos tempos antigos, era utilizado por knights de nível um pouco mais alto, visto que a quest era restrita a jogadores de nível 45 ou superior.
No fim, tanto a quest quanto o item acabaram caindo quase que em completo desuso. Uma quest relativamente longa, em um lugar distante e, como recompensa, uma espada que oferece 36 pontos de ataque e que, atualmente, requer nível 30 para ser utilizada.
Pode parecer atrativo, mas não é: com um investimento baixo, é possível um jogador de mesmo nível adquirir uma Epee, espada que conta com 37 pontos de ataque. É verdade que a Epee tem uma defesa menor mas, nos dias de hoje, o período que um jogador passa entre o nível 30 e 40, onde novas opções se abrem, é muito curto, logo, não é muito justificável.
The Annihilator Quest
E, por fim, vamos falar sobre a Annihilator Quest!
Ora, mas como assim uma quest tão simbólica pode ser considerada esquecida?
É verdade, a Annihilator Quest é um verdadeiro símbolo do Tibia! Ela foi adicionada na versão 7.24, em Março de 2004. E ela chegou no jogo como um verdadeiro desafio! Em uma época onde o nível médio dos jogadores ainda era baixo, a quest chegou restrita ao nível 100. E a base dela era, nada menos, que o monstro mais forte da época: o Demon. E não apenas um, mas seis deles!
A temática toda da Annihilator foi desenhada para deixar bem claro que era uma quest de dificuldade extrema: a quest foi colocada no fundo da caverna mais perigosa do jogo, portanto, o próprio caminho já restringia quem podia, sequer, chegar na sala para acompanhar. Isso tudo acompanhado pela obrigatoriedade do nível 100, bem restrito para a época, e pela necessidade de quatro jogadores para enfrentar os seis monstros.
E, naqueles tempos, qualquer jogador que atingisse o nível 100, tinha como objetivo enfrentar a Annihilator! E o resultado era super positivo, afinal, as recompensas, que se mantém até os dias de hoje, eram realmente muito valiosas para a época: Magic Sword, Stonecutter Axe, Demon Armor e uma caixa de presente, que trazia o antigo Teddy Bear, substituído pelo atual Annihilation Bear.
Por muito tempo, existiram alguns rumores sobre a quest, em especial sobre a present box. Houve uma época em que os jogadores acreditavam que o presente podia conter qualquer item do jogo, de forma aleatória, sendo possível obter itens extremamente raros. No fim, isso era apenas um rumor, e a recompensa sempre foi o ursinho. Ainda assim, no passado, era um item extremamente raro, afinal, a escassez de itens criava uma preocupação muito maior com equipamentos do que com decorações.
Com o tempo, entretanto, a Annihilator acabou ficando apagada! Ela ainda existe no jogo, e vários jogadores fazem ela, sem dúvida alguma! Mas já não existe mais aquela empolgação toda ao seu redor!
Hoje em dia ela é apenas mais uma quest, que é considerada relativamente fácil, dado todos os recursos já existentes no jogo, que vão desde itens até a possibilidade de utilizar e equipar itens através de hotkeys.
Os itens também acabaram perdendo seu valor e, em grande parte, devido a grande variedade de armas que existem hoje. Existem outras armas de poder igual ou superior que podem ser obtidas muito mais facilmente do que através da Annihilator Quest.
Ainda assim, a Annihilator Quest é, e sempre será, um verdadeiro símbolo do jogo! Pode ser que ela não tenha mais a tensão que existia no passado, mas sempre existirá a sombra daqueles que, em uma época muito remota e sem recursos, conseguiram superar os seis Demons!
Conclusão
Hoje passamos por três quests muito antigas! A Annihilator, uma quest introduzida no jogo há 18 anos, enquanto Noble Armor e Outlaw Camp Quests datam de épocas anteriores a versão 7.1 do jogo.
Lembra de alguma outra quest antiga, que hoje ninguém fala a respeito dela? Não deixe de dizer para nós aqui nos comentários e nas nossas redes sociais!
Muito bom o conteúdo da página. De fato nos remete aos anos de ouro do Tibia, dando aquela nostalgia. Parabéns pelo site.
Sou das antigas e ainda faço essas quests, crusader helmet, Fibula quest, Naginata, Paradox tower, entre outras.. btw site massa, conteudo top!
Pingback: Passado Tibiano: Como jogavam os sorcerers – Tibia Stories