Opinião: Revisão de Respawns, Parte 1
Quando as alterações são brutais, é necessário voltar um passo para trás a fim de caminhar dois à frente…
Assim que iniciou o mês de Março, a Cipsoft lançou uma pesquisa de opinião sobre respawns, com o intuito de avaliar os locais de caça viáveis em relação às faixas de nível, como forma de mensurar os efeitos das ondas de nerfs e buffs em áreas de caça.
Para os que começaram a jogar por agora ou regressaram ao jogo a pouco tempo, a empresa desenvolvedora do jogo decidiu, como forma de desacelerar o progresso dos aumento de nível dos jogadores, reduzir a experiência e saque de diversas criaturas do jogo, como um projeto de balanceamento. O anúncio da primeira fase de mudanças ocorreu no dia 28 de Janeiro de 2020, cuja tabela completa foi disponibilizada no fórum oficial para os jogadores de maneira mais concreta. Dessa data até o presente momento, diversos respawns foram alterados, com diversas consequências. Hoje, falaremos da primeira leva de respawns que foram pesadamente alterados pela empresa e que, após a pesquisa de opinião mais recente, receberam atenção e uma proposta de buff: os Selos da Ferumbras’ Ascendant.
Ferumbras’ Ascendant: Bom Demais Para Ser Verdade?

“Os Selos da Ferumbras eram bons demais para ser verdade”, foi um dos comentários oficiais dos funcionários da CipSoft acerca das áreas de caça disponibilizadas pela atualização da Ferumbras’ Ascendant. Implementada no jogo no Winter Update de 2015, a quest incluiu sete locais de caça e novos bosses (Ferumbras Mortal Shell, Plagirath /The Lord of Lice, The Shatterer /Razzagorn, Ragiaz, Tarbaz, Shulgrax, Zamulosh e Mazoran), com taxas de ganho de experiência e loots de encher os olhos – e bolsos – dos tibianos por muitos anos, mesmo com a implementação de outros conteúdos adiante. Entretanto, o Update que nos trouxe uma chance extra de pegar o tão sonhado Ferumbras’ Hat estava (e ainda está) longe de ser perfeito.
Dos locais de caça possíveis (Ferumbras’ Way, Grounds of Plague, Grounds of Deceit, Grounds of Fire, Grounds of Destruction, Grounds of Undeath, Grounds of Despair e Grounds of Damnation), apenas quatro eram opções óbvias e viáveis para caça, sendo eles o Caminho (Ferumbras’ Way), Grounds of Plague (ou apenas Plague), Grounds of Destruction (carinhosamente chamado de Jugger) e Grounds of Damnation (Selo DT). Bazir, ou Grounds of Deceit, foi considerado um local de caçada posteriormente, por conta da famosa “mecânica das paredes”, onde determinados espaços nas paredes do segundo andar fazem com que o personagem receba apenas os ataques físicos das criaturas, diminuindo consideravelmente os gastos e o perigo da área, viabilizando, assim, uma caçada na área.

Entretanto, o primeiro projeto de balanceamento imposto pela CipSoft tornou indesejáveis todos os locais de caça proporcionados pela Ferumbras’ Ascendant; com uma diminuição considerável da taxa de experiência das criaturas no local, tanto as exclusivas quanto as criaturas recorrentes em outros respawns, acarretou em penalidades que se estenderam para mais respawns além dos Grounds, gerando frustração de uma boa parcela da comunidade. Além disso, as criaturas exclusivas da Ferumbras’ Ascendant (Hellflayer, Vexclaw e Grimeleech) eram perigosas demais para os novos valores de experiência e loot propostos, o que resultou em abandono quase que completo dessa área, favorecendo respawns mais fáceis e com melhor relação custo-benefício.
Apesar do desejo de parte da comunidade de reaver os Selos da Ferumbras tais quais eram no passado, a maioria concorda: Ferumbras’ Ascendant, ao menos os Grounds viáveis, de fato eram bons demais para ser verdade, considerando a faixa de nível à qual se destinavam, e precisavam, sim, passar por uma revisão. Porém, os respawns foram destroçados, e não revisados. Quatro anos e dois meses depois, os mesmos responsáveis pelo abandono dos Selos ofereceram uma contraproposta em forma de novo projeto de balanceamento para a área.
Revisão: A Primeira Oferta

No dia 12 de Março, a CipSoft rompeu o silêncio sobre os dados e feedbacks coletados em sua pesquisa, voltando seus olhares para a Ferumbras’ Ascendant. O lar dos servos dos Ruthless Seven, que guardam os segredos do tão amado Mau Velhinho, receberam as seguintes alterações:
- Deslocamento de Teleports de Acesso das áreas de caça, minimizando as possibilidades de trapping;
- A experiência total de abate de todos os bosses é cinco vezes o valor original;
- Grounds of Undeath recebeu um aumento de 17% em sua taxa de respawn;
- Plaguesmiths receberam um aumento de experiência (de 3555 para 3800 pontos);
- Furies receberam um aumento de experiência (de 3600 para 4000 pontos; entretanto, um bug foi reportado logo após a implementação) e redução em seu debuff de Distance Fighting e demais Melee Skills (Axe, Club e Sword Fightings);
- Hellflayers receberam um aumento de experiência (de 11000 para 11720 pontos);
- Juggernauts receberam uma diminuição em seus pontos de vida (de 20000 para 18000 pontos);
- Hellfire Fighters receberam um aumento de experiência (de 3120 para 3400 pontos) e uma redução na probabilidade de criação de fire bombs e da área afetada por essa habilidade;
- Blightwalkers receberam uma diminuição em seus pontos de vida (de 8900 para 8100 pontos), e reduções nas probabilidades de deixar personagens bêbados ou mais lentos (e a lentidão dos personagens dura menos tempo);
- Undead Dragons são menos resistentes a gelo, com a porcentagem de resistência sendo 90% (antes, o valor era 50%);
- Phantasms receberam um redução em sua probabilidade de gerar cópias;
- Nightmares receberam um aumento de experiência (de 1666 para 1800 pontos);
- Hands of Cursed Fate receberam redução em seus pontos de vida (de 7500 para 6600 pontos), redução em seu dano de mana drain, impossibilidade de efeitos simultâneos e diminuição em sua taxa de fuga.
Dentro da nota oficial, Shazaya e Ilyndor informaram, ainda, que outros respawns sofrerão alterações como consequência dessas mudanças, pelas criaturas em comum.
Opinião da Autora: Balanço Final?
Após toda a contextualização e já considerando feedbacks fornecidos por outros jogadores dentro do fórum oficial, é nítida a necessidade desse projeto, dado que a CipSoft está correndo atrás do prejuízo gerado pela desvalorização desse e outros conteúdos mais antigos. Senti a falta, sim, de alterações referentes à experiência e pontos de vida do Vexclaw, que é uma criatura perigosíssima para os valores atuais de experiência que oferece e que não recebeu atenção; Grimeleeches, por outro lado, já estão adequadamente balanceados.
Outro ponto é referente aos mapas dos respawns da Ferumbras’ Ascendant; para termos de otimização de caças, o ideal é tornar circulares os locais que ainda não são. Grounds of Undeath apresenta uma grave falha em seu primeiro andar, com uma cartografia nada favorável às hunts, sem falar que as alterações dadas a Undead Dragons e Blightwalkers ainda são insuficientes para tornar o respawn atraente. Grounds of Destruction, no que diz respeito a desenho de mapa, sofre de um mal similar, aliada à taxa de respawn mais baixa que resulta, para algumas equipes, em quebra de respawn. Grounds of Fire precisa desesperadamente de uma alteração em seu mapa, bem como na distribuição de criaturas ao longo do respawn.
Alguns jogadores levantaram a questão sobre as imunidades e fraquezas elementais para as composições de cada local de caça, sustentando o ponto que, em uma era Tibiana em que Elite Knights se debatem entre os elementos meta para cada hunt, dentro das três opções de Melee Skill, é impossível que um segmento da vocação não se sinta prejudicado em relação a outro pela usabilidade de suas armas Best in Slot em cada local de hunt. Em um momento de jogo em que dificilmente falamos de criaturas imunes a um ou mais elementos, a comunidade levantou a questão de tornar determinadas criaturas nas hunts resistentes ou neutras aos elementos aos quais seriam imunes, a fim de não dar preferência clara a um determinado armamento para Elite Knights ou aumentar o leque de opções de dano para os Mages.
Com o deslocamento dos Teleports (ver lista de alterações acima), estamos diante de um possível fim da era dos “carros-bomba”, fato muito criticado por jogadores dos servidores PvP em sua maioria, por se tratar de uma estratégia muito empregada em disputas por servidores.
Em geral, minha opinião está em sintonia com a maioria dos que levantaram suas vozes e fizeram testes iniciais nos respawns: o projeto de balanceamento é interessante, mas, poderia ser muito melhor. Com um balanceamento adequado, a Ferumbras’ Ascendant poderia fornecer mais opções de caça para a faixa de nível do 500 ao 800, diminuindo a (acirrada) disputa da parties desses níveis por respawns sempre lotados. Além disso, a Ferumbras’ Ascendant poderia ser, com o balanceamento adequado, uma referência para futuras revisões de outros respawns, para que a progressão para o tão sonhado Level 1000 não tenha um freio tão forte, e que seja, sim, uma jornada que recompense a curva de aprendizado dos jogadores.
Essa semana será crucial para avaliações mais concretas; só resta esperar que a comunidade seja ouvida, diante das provas e testes que apresentar, quanto à qualidade dessa proposta de balanceamento, e que a Ferumbras’ Ascendant tenha o respeito e tratamento que merece.
Forte abraço, e até o próximo artigo!
Iridium.
Referências
TIBIA.COM (2024). “Balancing Project”. Disponível em <https://www.tibia.com/news/?subtopic=newsarchive&id=7777&fbegind=11&fbeginm=2&fbeginy=2024&fendd=12&fendm=3&fendy=2024&flist=11111111>. Último acesso 12 Mar 2024.
TIBIA.COM (2024) “Balancing Project Changes”. Disponível em <https://www.tibia.com/news/?subtopic=newsarchive&id=7797&fbegind=11&fbeginm=2&fbeginy=2024&fendd=12&fendm=3&fendy=2024&flist=11111111> Último acesso 12 Mar 2024.
TIBIA.COM (2020) “Hunting Ground Rebalancing”. Disponível em <https://www.tibia.com/news/?subtopic=newsarchive&id=5374&fbegind=1&fbeginm=1&fbeginy=2020&fendd=12&fendm=3&fendy=2020&flist=11111111>. Último acesso 12 Mar 2024.
TIBIAWIKI (2015). “Ferumbras’ Ascension Quest”. Disponível em <https://tibia.fandom.com/wiki/Ferumbras%27_Ascension_Quest>. Último acesso 12 Mar 2024.