ArtigosConteúdo Original

Daemons: os demons ancestrais

O demon é de longe um dos monstros mais icônicos do jogo, presente em quests marcantes, como The Annihilator e Demon Helmet Quest! Mas você sabia que essa criatura data de épocas remotas, que sua forma original era muito diferente e ela já até chegou a ser removida do jogo?

Hoje nós vamos dar um rápido passeio pela história dos demons, criaturas que, por muito tempo, ocuparam o posto de as mais poderosas e temidas do jogo! A verdadeira representação do mal! Vamos entender como foi a introdução dessa criatura, os problemas que ela apresentou, e como ela foi redesenhada para voltar às terras Tibianas!

O ancestral

O demon é um dos monstros mais antigos do jogo. Ele foi introduzido ainda na versão 4.0, em 1998, quando o jogo ainda era considerado uma versão beta! Ou melhor dizendo: o seu ancestral foi criado nessa época!

Originalmente, a poderosa criatura que deu as caras ainda no milênio passado era conhecida por outro nome: daemon!

O conceito era muito parecido com o que ela viria a se tornar alguns anos mais tarde. Daemons foram feitos para serem criaturas extremamente poderosas, e ficariam localizados nas cavernas mais profundas, onde somente os aventureiros mais fortes e experientes seriam capazes de alcançar. O caminho até eles era repleto de monstros poderosos, e chegar até eles já deveria ser um desafio! É importante lembrar que o Tibia buscava virtualizar a experiência dos clássicos RPGs de mesa, portanto, por se tratar de uma criatura tão poderosa, havia um único daemon no jogo!

Apesar da narrativa, devido a estrutura e ao tamanho limitado do mapa na época, o daemon não estava tão distante assim. Ele vivia em um antigo local chamado Cavern City. Esse local, que existe até hoje, acabou sendo rebatizado para Ancient Temple, e é nada menos que a caverna na saída norte de Thais, onde se localiza Mintwallin, a cidade dos minotaurs!

Para chegar até a lendária criatura, era necessário passar por rotworms, orcs, ghouls e, finalmente, beholders, que também eram novidade e traziam, pela primeira vez, a mecânica de summons, sendo capazes de reviver até oito skeletons!

Em uma época onde o nível médio dos jogadores era excepcionalmente baixo, o daemon era um verdadeiro desafio. Ele possuía 3000 pontos de vida, e concedia os mesmos 6000 pontos de experiência dos dias atuais. Era necessário reunir uma grande quantidade de jogadores e custava caro: os primeiros daemons levavam cerca de 40 minutos para serem derrotados. Com o tempo e a experiência, jogadores experientes conseguiam reduzir esse tempo pela metade.

Uma outra característica curiosa do daemon é que, ao ser derrotado, ele não deixava um corpo! Ao invés disso, ele virava nada menos que… um baú com uma recompensa! Naturalmente, os daemons carregavam itens valiosos: entre eles, os antigos helmet of the stars e enchanted plate armor, que mais tarde seriam renomeados, respectivamente, para golden helmet e magic plate armor, além dos igualmente antigos mastermind shield e fire sword.

Os problemas do daemon

Infelizmente, depois de algum tempo, o choque de encarar uma criatura tão poderosa passou, e os jogadores começaram a aprender como lidar com ela. E assim, os problemas começaram a aparecer!

O primeiro problema é que, estruturalmente, o daemon era um monstro tão simples quanto qualquer outro do jogo! Eles podiam ser empurrados por jogadores e puxados através de escadas para andares superiores! Então, aqui não é muito difícil de imaginar o que aconteceu: jogadores começaram a levar o daemon até lugares mais acessíveis, o que resultava na morte de vários jogadores mais fracos.

O ápice, entretanto, aconteceu em 1999, quando jogadores conseguiram levar o daemon para a cidade de Thais, o que resultou num verdadeiro massacre! A solução para o problema? O daemon ganhou um companheiro: agora haviam dois daemons juntos, o que aumentava significativamente a dificuldade de tirar o monstro de seu covil.

Mas os problemas não acabam ai: além de empurrados e puxados, os daemons também não conseguiam empurrar ou atravessar barreiras simples, como parcels. Isso abriu a brecha para os jogadores mais espertos: eles passaram a bloquear o caminho do daemon, se mantendo longe de ataques corpo-a-corpo e fora da linha de energy beam. Assim, matar daemons se tornou uma tarefa fácil, e isso trouxe outro problema!

Basicamente, itens raros começaram a aparecer aos montes. Equipamentos cobiçados até os dias de hoje, como o golden helmet, acabavam simplesmente jogados pela cidade, tamanha a desvalorização que a facilidade de eliminar os daemons trouxe. E não foi só isso: os jogadores começaram a acumular grandes quantidades de experiência, afinal, 6000 pontos era uma quantidade razoável para a época. Para estancar o problema, a experiência foi reduzida para apenas 1500 pontos.

Os herdeiros

A versão 5.0 do jogo chegou em Junho de 1999, trazendo mudanças drásticas para contornar não apenas os problemas causados pelos daemons, mas por diversos outros fatores da versão 4.0, incluindo a substituição dos itens raros já obtidos por itens comuns. No patch seguinte, na versão 5.1, os daemons foram renomeados para demons!

Infelizmente, enquanto o Tibia tomava forma, não existiam processos sólidos e nem divulgações muito detalhadas a respeito de suas atualizações. Por conta disso, é difícil especificar uma data, mas os demons antigos acabaram sendo removidos do jogo em algum momento entre março de 2000 e setembro de 2001. E assim, deu espaço a nova geração da criatura!

Dia 02 de novembro de 2001 foi uma data extremamente importante: a CipSoft GmbH foi fundada, e o Tibia se tornou um jogo comercial! Na mesma data, a versão 6.4 foi lançada trazendo a cidade de Edron, a primeira exclusiva para jogadores que adquirissem as recém-lançadas premium accounts. E, junto com Edron, os demons retornaram ao jogo, habitando suas profundezas!

O conceito do novo monstro é muito próximo ao do original. Criaturas poderosas, que vivem no fundo de uma distante caverna em Edron, e seu acesso requer passar por uma série de monstros que requerem um nível mais alto.

O momento em que os demons retornaram ao jogo já era um pouco diferente do momento em que seus antepassados apareceram pela primeira vez. O Tibia ainda mantinha uma jogabilidade mais lenta e desafiadora, mas o propósito de seguir um RPG de mesa a risca acabou mudando, e agora o jogo já olhava com mais atenção para o significado de ser um verdadeiro MMORPG. Não havia mais um único monstro lendário, mas vários deles espalhados pelas profundezas, onde os jogadores podiam encará-los regularmente.

Mas eles também precisaram de ajustes ao longo do tempo! Virou uma prática comum jogadores abusarem da velocidade de movimento dos demons, que era bem reduzida, recorrendo a técnicas como subir e descer rapidamente a escada, ou atravessar várias vezes a sala do partchment. Isso garantia uma segurança maior para o jogador e minimizava bastante seus gastos. Mas a mudança demorou para acontecer: o patch para a versão 8.11, em abril de 2008, aumentou consideravelmente a velocidade das criaturas, dificultando um pouco a estratégia.

E assim, os demons do passado deram lugar a criatura que conhecemos hoje!

Conclusão

A CipSoft fez um longo trabalho consolidando essas criaturas como temidas e lendárias! Podemos observar quests marcantes, que por anos, foram o ápice de dificuldade e contaram com a presença dessas criaturas, como a The Annihilator Quest e Demon Helmet Quest. Alguns locais também se tornaram ícones, como o não tão solitário demon do partchment: uma armadilha mortal que, ao mover o velho pergaminho que ali jaz, faz com que apareçam vários demons para eliminar o jogador desavisado!

Em dezembro de 2006, o demon acabou perdendo o posto de criatura mais poderosa: o update de inverno trouxe, na versão 7.9, novas criaturas e, entre elas, o juggernaut, ainda poderoso que os demons.

Ainda assim, eles já estavam consolidados como uma figura icônica e um símbolo de desafio!

É interessante notar a forma como a CipSoft, em seu primeiro de ano de trabalho, trouxe um conceito que, ainda que remodelado e ajustado, conseguiu ganhar tanta força ao longo dos anos!

Tem alguma história divertida sobre demons? Já passou algum perrengue com eles? Conte para nós aqui nos comentários ou no nosso perfil do Instagram!

Scarela

Administrador e fundador do Tibia Stories, jogador desde 2003, apaixonado pela lore jogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *