ArtigosConteúdo Original

Passado Tibiano: Quests esquecidas pelo tempo

Uma característica chave do Tibia é sua composição de quests, as quais sempre estiveram em evidência independente da época do jogo. As quests acompanharam a evolução do Tibia: outrora simples, novas quests surgiram, trazendo mecânicas e recompensas que vão muito além de eliminar alguns monstros para garantir uma recompensa.

Antes de mais nada, é importante lembrarmos que Tibia é um jogo com mais de 20 anos. Com o passar dos anos, o acúmulo de conteúdo, somado a evolução natural das mecânicas do jogo, fez com que boa parte do que já existia se tornasse obsoleto ou, pelo menos, perdesse sua relevância em comparação a tempos passados. E isso se aplica a tudo: histórias, lendas, itens e, por fim, quests.

Em uma série de quatro artigos do Passado Tibiano, vamos focar em quests que, com o tempo, acabaram perdendo sua relevância. Quests que já foram verdadeiros símbolos de desafios do Tibia que acabaram minimizadas ou até mesmo abandonadas pelos jogadores.

Vale lembrar: todo esse conteúdo continua disponível no jogo, e é muito provável que muitos jogadores ainda recorram a essas quests. Parte delas acaba ficando em evidência em servidores novos, onde a existência de determinados itens e dinheiro ainda é escassa.

Caso você queira relembrar itens que também acabaram caindo no esquecimento, não deixe de conferir a nossa edição de itens esquecidos pelo tempo.

The Desert Dungeon

Uma das mais antigas e icônicas quests do jogo, a Desert Dungeon Quest era um objetivo cobiçado por grande parte dos novos jogadores. Essa famosa quest costumava ter uma alta relevância devido a sua principal recompensa: 10.000 gold coins!

O maior limitador dos tempos antigos era o próprio requerimento de nível, que restringia a quest a jogadores nível 20 ou superior. Pode parecer pouco, mas tenha em mente que estamos falando de tempos em que 40 era considerado um nível alto. Também vale ressaltar que, em tempos mais antigos, 10.000 gold coins costumava ser uma quantia considerável.

Essa quest criava uma grande expectativa, afinal, era a garantia de ganhar um belo adianto para conseguir equipamentos melhores ou, no caso de jogadores premium account, uma ajuda substancial na hora de pagar pela desejada promotion.

Apesar de antiga, essa quest já trazia alguns elementos interessantes de game design. Ao que se sabe, ela pode ter sido a primeira quest com requerimentos um pouco mais complexos: a exigência de quatro jogadores, quatro vocações e quatro itens específicos, e também é notável que a quest já fugia um pouco da velha regra de matar monstros e abrir um baú.

A biblioteca do deserto de Jakundaf é a morada dos textos que explicam o que precisava ser feito: a existência de um labirinto, os requerimentos, pistas. Existem armadilhas mortais e, algumas delas, bem crueis: o jogador pode cair em um buraco sem saída, exceto por fogo ou veneno, ou seja, a única saída seria matar o próprio personagem. Sempre lembrando: nessa época, não existiam spoilers ou vídeos, ou seja, era necessário desbravar o labirinto e as armadilhas na raça!

Ao mesmo tempo que despertava expectativa, a Desert Dungeon também trazia um temor em boa parte dos jogadores: os player killers. Devido a localização isolada e a recompensa em dinheiro, tornou-se comum fazer armadilhas no final da quest. Muitas vezes, jogadores faziam campana na saída da sala de recompensa. Em outras ocasiões, um jogador de nível mais alto acompanhava o grupo “apenas para ajudar”. No final, esses jogadores esperavam até que os demais pegassem as recompensas, e então os assassinavam para obter o dinheiro recém-adquirido.

Hoje em dia, infelizmente, a expectativa criada pela Desert Dungeon é praticamente inexistente. Com as atuais mecânicas do jogo, o valor obtido na quest simplesmente não compensa o trajeto. Atuais locais de caça, loots que não existiam no passado (incluindo creature products), tasks e facilidades em montar times acabam por ser mais rentáveis do que o tempo gasto na Desert Dungeon.

É de se considerar, entretanto, que a Desert Dungeon continua sendo uma opção válida, especialmente, em servidores novos. Servidores recém-criados, e portanto, sem grandes volumes de dinheiro fazem com que 10.000 seja de grande ajuda para quem não quer depender de Tibia Coins.

Crusader Helmet Quest

Uma quest quase tão antiga quanto a própria Desert Dungeon, porém, em moldes um pouco mais rústicos: um baú no fundo de uma caverna!

Uma quest antiga, adicionada no jogo em Fevereiro de 2002, na versão 6.6, pouca lore existe para ser explorada nesse caso. Trata-se de um suposto aventureiro que morreu ao enfrentar as temidas giant spiders que habitam andares profundos das minas dos dwarves, próximas a Kazordoon.

O Crusader Helmet não possui nenhum atributo excepcional. Ele fornece exatamente a mesma armadura que um Warrior Helmet, porém, é um pouco mais leve. Ainda assim, sua aparência diferenciada e a origem do item garantiam um pequeno destaque.

A principal curiosidade é que, no momento de seu lançamento, o Crusader Helmet só podia ser obtido através dessa quest. Mais tarde, no update 7.0, que aconteceu em Agosto de 2002, os orc warlords foram introduzidos no jogo, trazendo o Crusader Helmet como loot raro.

A Crusader Helmet Quest recebeu alguns detalhes novos anos mais tarde. A versão 7.8, implementada em Agosto de 2006, trouxe os obstáculos que devem ser quebrados com uma arma ou firebug. Com isso, esses obstáculos foram introduzidos na quest. Um pouco antes, em 2005, uma extensão havia sido adicionada a caverna, parte da Sam’s Old Backpack Quest.

De maneira geral, atualmente, não é uma quest muito procurada por jogadores. Monstros comuns carregam o Crusader Helmet, que pode ser vendido para NPCs por apenas 6.000 gold coins. A distância da quest, o requerimento mínimo de nível e o baixo valor do item acabam desestimulando a aventura. No passado, o peso inferior do item poderia ser um argumento para sorcerers e druids, porém, atualmente existem elmos bem mais leves e úteis para essas vocações.

Behemoth Quest

E encerrando a coletânea de hoje, uma quest com um passado glorioso e um presente já não tão brilhante assim: Behemoth Quest.

Adicionada na versão 7.2, em Dezembro de 2003, essa quest tinha vários atrativos: restrita a jogadores premium account, um longo caminho, poderosas criaturas no caminho e, por fim, uma sala cheia de monstros que guardam as recompensas. Tudo isso atrás de uma porta restrita a jogadores de nível 60 ou mais, já alto para os padrões da época. Meses mais tarde, em 2004, essa restrição aumentaria para o nível 80.

A quest foi adicionada como uma extensão de Cyclopolis, a cidade dos cyclops. Pelo caminho, os jogadores já enfrentariam alguns dos monstros mais poderosos da época: behemoths e dragon lords. O caminho, por si só, já era um perigo: era necessário enfrentar vários behemoths antes de acessar a sala principal. Uma vez dentro da sala, o desafio era considerável, afinal, os jogadores deveriam sobreviver a quatro behemoths, dois dragons e duas priestess. Mais tarde, as priestess seriam substituídas por dois cyclops smith.

A principal atração da quest era sua dificuldade e a presença de behemoths, que só existiam naquele local. As recompensas também eram muito atrativas para a época: Golden Armor, Demon Shield, Guardian Halberd e Platinum Amulet, fora outros agrupáveis menores. Restritos a serem carregados por demons e warlocks, Demon Shields e Golden Armors não eram itens muito comuns, o que criou uma grande expectativa em cima dessa quest.

Hoje em dia, a quest segue sendo relativamente rentável. Todos os itens podem ser vendidos em NPCs e, considerando apenas os de maior valor, é possível garantir uma venda de 62.500 gold coins. Ainda assim, para a faixa de nível requerido e as atuais opções de hunt em grupo, não é exatamente uma quest que valha o longo caminho apenas com esse intuito.

Conclusão

Hoje passamos por algumas quests que marcaram época no Tibia, mas que hoje já não carregam o mesmo encanto e relevância que um dia tiveram.

Tem alguma outra quest em mente? Costumava se divertir em outras que acabaram esquecidas? Não deixe de nos dizer nos comentários!

Até a próxima!

Scarela

Administrador e fundador do Tibia Stories, jogador desde 2003, apaixonado pela lore jogo!

3 thoughts on “Passado Tibiano: Quests esquecidas pelo tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *