ArtigosConteúdo Original

Itens desvalorizados pelo tempo

Você já imaginou ter um item considerado raro, de alto valor, as vezes até histórico, e da noite pro dia ele simplesmente perder quase todo o seu valor? Pois é, isso já aconteceu com uma porção de itens do Tibia!

Como todo RPG que se preze, o Tibia conta com uma diversidade de itens e equipamentos que foram se acumulando no jogo ao longo dos anos! Naturalmente, a chegada de novos itens e mudanças faz com que o valor e raridade de cada item fiquem sujeitos a fortes mudanças. Inclusive, alguns itens muito famosos no passado acabaram caindo quase em total desuso com o passar do tempo.

Hoje vamos dar início uma série de artigos curtos, onde vamos explorar um pouquinho a história de alguns itens que costumavam ser raros e valiosos, mas que perderam todo o seu valor material e histórico, e se tornaram itens comuns!

Vamos começar falando de dois itens que datam exatamente da mesma época e update: vamos voltar para a versão 7.3, que chegou no verão europeu de 2004, trazendo a misteriosa cidade de Ankrahmun e seus faraós, que marcaram o sistema de quests do Tibia! Curiosamente, os dois itens que vamos explorar hoje são loots de faraós!

Apesar de hoje em dia eles não serem mais tão temidos quanto no passado, nos tempos mais antigos, eles eram bem poderosos! E havia um ponto de dificuldade para se manter caçando faraós: todos os respawns do jogo eram bloqueáveis, ou seja, o faraó nunca nasceria enquanto os jogadores estivessem na sala, o que os forçava a repetir todo o caminho a cada vez que o faraó morria, tornando o processo lento e cansativo.

Crystal Mace

A crystal mace, quando introduzida no jogo, era um loot exclusivo de Vashresamun – a antiga amante do faraó Arkhothep, que cumpre a função de boss na The Ancient Tombs Quest.

Por um bom tempo, a crystal mace foi considerada um item raro. Apesar de não ser exatamente poderosa, seu valor estava em sua raridade e em sua beleza, e ela costumava ser exibida em casas de jogadores que conseguiam obtê-la como loot ou que gastavam uma quantidade razoável de dinheiro para comprá-la de outros aventureiros.

Três anos mais tarde, o update de verão de 2007 chegou com a versão 8.0, que expandiu as ice islands e introduziu o boss Yakchal, que também tinha a crystal mace como loot. Até aqui não teve muito impacto, afinal, não era um boss muito difundido pela necessidade de utilizar uma frozen startlight para acordá-lo.

A pancada veio forte na versão 9.6, que chegou no verão de 2012: os Ironblights, criaturas comuns que habitam uma das warzones, passaram a carregar a crystal mace! Por ser uma área muito acessada, isso acabou popularizando o item. Para completar, o Rashid passou a comprar o item por meros 12.000 gold, o que praticamente extinguiu qualquer traço de sua antiga raridade.

Hammer of Wrath

De forma similar, o hammer of wrath costumava ser loot exclusivo do faraó Ashmunrah – o guardião da última tumba da The Ancient Tombs Quest!

Um pouco mais poderoso que a crystal mace, o hammer of wrath também não era exatamente muito utilizado para hunts, especialmente por se tratar de uma arma de duas mãos, que não costumavam ser tão populares quanto nos dias atuais. Ainda assim, era um item raro e característico, afinal, se tratava de um martelo completamente dourado, totalmente compatível com a inspiração egípcia de Ankrahmun.

Mas a festa acabou cedo. No inverno de 2006, a versão 7.9 trouxe a famosa quest The Pits of Inferno, junto com uma série de criaturas poderosas. Uma dessas criaturas foi o Plaguesmith, que também passou a carregar o hammer of wrath. No começo, ainda havia a dificuldade da quest e ausência de atalhos que podiam ajudar a segurar algum valor no item, mas com o tempo, os Plaguesmiths passaram a habitar outras regiões de fácil acesso, como Yalahar. Para completar, o Rashid passou a comprar o item por 30.000 gold, eliminando qualquer valor ou raridade do item.

Curiosamente, Ashmunrah foi o faraó que mais se deu mal nessa história toda: atualmente ele não carrega nenhum outro item exclusivo ou valioso!

E você, se lembra de algum item que costumava ser muito raro, mas que hoje em dia se tornou um loot comum? Não deixe de nos contar aqui nos comentários, ou em nossa página do Instagram!

Scarela

Administrador e fundador do Tibia Stories, jogador desde 2003, apaixonado pela lore jogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *