ArtigosConteúdo Original

Especial: Os antigos cargos do Tibia

No passado, o Tibia contou com diversos cargos voluntários, que acabaram sendo reformulados e extintos ao longo dos anos. Recentemente, a CipSoft encerrou essa era, ao anunciar o fim da posição de tutor. Mas você conhece todos os cargos que já existiram no Tibia?

No próximo dia 03 de maio, os dois últimos cargos voluntários serão completamente removidos do jogo. Chegou a hora de darmos adeus aos tutores e senators. Para os jogadores que frequentam o canal de suporte, logicamente nomeado de Help, já devem ter encontrado algum tutor. Jogadores muito recentes talvez não conheçam no detalhe, mas se você já viu alguém ajudando outros jogadores, com mensagens na cor laranja, você estava diante de um tutor. Senators, por sua vez, não possuem um destaque explicito no jogo, ainda que sejam notáveis por sua raridade.

Apesar de a posição de tutor ter permanecido até os dias de hoje, ela não é recente. Na verdade, o Tibia já teve uma série de cargos voluntários, que podiam ser ocupados por jogadores comuns. Hoje nós vamos passar por todos esses cargos, e vamos entender qual era o papel de cada um, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, e como cada um deles chegou, ou está chegando, ao fim.

Senator

Vamos abrir a nossa lista falando de um dos cargos que, muito em breve, será removido: os senators! E existe um motivo lógico para começarmos por ele: a verdade é que a posição de senador do Tibia é, nada mais, do que o fim de todos os demais cargos.

Senators são jogadores comuns, mas que carregam o título como um reconhecimento de seus serviços prestados a comunidade. Normalmente o título era oferecido a jogadores que optavam por se aposentar de seus cargos de maior responsabilidade, que eram concedidos por merecimento. Assim, eles não tem qualquer tipo de poder especial. Eles são, entretanto, considerados jogadores de confiança. Isso vem acompanhado de alguns benefícios menores, como receber convites regulares para fases privadas de test servers, restrita a jogadores selecionados.

Não existe nenhum destaque visível no jogo para esse cargo. A única forma de identificar um senator é através da página do personagem, no site oficial do jogo.

Tutor

Este é o cargo voluntário, sem dúvida, mais longevo do jogo. Com sua data de remoção marcada para acontecer no dia 03 de maio, a posição foi implementada em Dezembro de 2003, na versão 7.2, ou seja: terá uma existência total de quase 20 anos!

Apesar de ser bem conhecido nos dias atuais, esse cargo já passou por diversas mudanças desde a sua criação. A expectativa original era garantir a existência de um grupo de jogadores experientes e com real conhecimento sobre as regras do jogo, que estivessem dispostos a ajudar demais jogadores. Assim, a principal responsabilidade dos tutores era se fazer presente no canal Help, dentro do jogo, e nas seções de suporte do fórum oficial, prestando assistência a comunidade.

Importante ressaltar que a assistência não tem relação com qualquer necessidade prática, como itens ou quests. O propósito sempre foi o de solucionar dúvidas a respeito do cumprimento de regras e jogabilidade geral. Eles também tem o poder de utilizar a interface de denúncia de bugs, que permite informar potenciais problemas a CipSoft diretamente pelo jogo.

No passado, tutores tinham uma responsabilidade adicional: eles podiam reportar nomes potencialmente inapropriados ou que violassem as regras do Tibia. As denúncias eram encaminhadas para a CipSoft que, em caso de real violação, bloqueava o personagem até que o nome fosse alterado.

A antiga prova de seleção

Desde que atendesse a alguns critérios, qualquer jogador podia se tornar um tutor. Antigamente a seleção de tutores era feita através de uma prova: o jogador interessado deveria aplicar através do site do Tibia, e responder à 20 questões de múltipla escolha. Essa prova tinha uma duração máxima de 45 minutos, e cobria temas relacionados a regras e jogabilidade.

Os requerimentos não eram muito altos: era necessário ter ao menos um personagem de nível 20 ou superior, ter sido premium account pelo uma vez e não ter nenhum registro de transgressão de regras e punições. A conta também deveria ser registrada e possuir uma recovery key. Esse último ponto é interessante porque, no passado, apenas jogadores premium account podiam registrar a conta.

Para se tornar um tutor, era necessário acertar todas as questões. Em caso de falha, o jogador podia tentar novamente dentro de dois meses.

Com o tempo, esse sistema acabou sendo substituído, e a prova de seleção deu lugar ao sistema de agradecimento. Uma nova funcionalidade passou a permitir que jogadores enviassem um “thank you” em caso de ter uma dúvida solucionada através do canal Help ou dos fóruns de suporte. Jogadores que acumulassem agradecimentos de 40 jogadores diferentes, em um período de 90 dias, eram destacados como tutores, e seu ranking era exibido em uma contagem de estrelas, visível no fórum oficial. Quanto mais agradecimentos acumulados, maior a quantidade de estrelas exibidas.

Senior Tutor

No dia 12 de agosto de 2005 um novo cargo foi criado: o senior tutor. Esse cargo era uma evolução natural do cargo de tutor.

Jogadores que permanecessem no cargo de tutor por três meses, e não possuíssem nenhum histórico de denúncia por mal comportamento, eram promovidos ao cargo de senior tutor. Caso houvesse qualquer histórico negativo o prazo de avaliação era postergado em dois meses.

Assim como os tutores, um senior tutor era um jogador comum, e contava apenas com dois poderes adicionais: era capaz de reportar mensagens de jogadores diretamente para o time de suporte, e de postar nos fóruns oficiais com personagens de nível 1. No mais, suas responsabilidades eram exatamente as mesmas dos tutores. Em maio de 2010, a atualização 8.56 eliminou parte dessa exclusividade: todos os jogadores se tornaram capazes reportar mensagens do chat para o suporte da CipSoft.

Pouco mais de um ano após essa alteração, em outubro de 2011, o sistema de agradecimento foi introduzido no jogo. Com isso, a CipSoft entendeu que o cargo de senior tutor não era mais necessário, visto que todos os tutores seriam avaliados através da sua quantidade de estrelas. Assim, todos os tutores comuns ganharam o ranking inicial de uma estrela, enquanto os senior tutores foram convertidos em tutores comuns, mas com ranking inicial de duas estrelas.

Wizard

Um cargo extremamente antigo e pouco conhecido pelos jogadores mais novos! Os wizards eram, nada menos, que os gamemasters primitivos.

Escolhidos a dedo pelos criadores do Tibia, os wizards investigavam violações de regras e comportamentos abusivos, e podiam tomar algumas medidas cabíveis contra os infratores.

Os wizards existiram apenas em versões muito antigas do jogo, ou seja, da versão 6 para trás. Nessa época o Tibia possuía um único servidor (chamado apenas Tibia), e não existiam contas. Na verdade, nem sequer a CipSoft existia ainda. Para acessar o jogo, o jogador utilizava o nome do personagem e uma senha. Nessa mesma época, os wizards tinham suas limitações: apesar de seus poderes administrativos, eles eram personagens comuns. Isso significa que estavam sujeitos a efeitos do próprio ambiente (como ataques de monstros) e ataques de outros jogadores. Assim, investigar um possível comportamento incorreto se tornava um desafio, afinal, o wizard estava usando seu próprio personagem, correndo o risco de ser atacado e morrer.

Em novembro de 2001, entretanto, tudo mudou: o sistema de contas foi criado, passando a oferecer suporte a múltiplos servidores. O sistema de premium account também passou a existir e, finalmente, a empresa CipSoft GmbH foi fundada! O Tibia se tornava, oficialmente, uma empresa. O antigo servidor Tibia foi renomeado para Antica, e o servidor Nova foi criado.

E isso também exigiu mudanças na administração do jogo.

Gamemaster

Finalmente, o cargo de gamemaster foi consolidado, e os wizards deixaram de existir! Ele não se aplicava mais ao personagem, mas sim a conta inteira.

A principal diferença é que os personagens utilizados para realizar as atribuições de gamemasters foram transformados, basicamente, em ferramentas de trabalho, permanecendo eternamente no nível 2. Os jogadores também já não podiam mais atacá-los, portanto, esses personagens eram apropriados para cumprir a difícil tarefa de punir infratores.

Por fim, esses personagens oficiais também garantiam a privacidade dos gamemasters. Eles podiam manter seus verdadeiros personagens anônimos e, portanto, evitar qualquer tipo de retaliação de guilds furiosas ao terem seus membros punidos por violarem regras do jogo.

Apesar de bem mais poderoso, o cargo de gamemaster continuava sendo voluntário, ou seja, um gamemaster não era um membro da CipSoft. Era apenas um jogador comum ao qual foi confiado poderes para, voluntariamente, ajudar a manter os jogadores dentro das regras. Diferente dos tutores, entretanto, não havia uma maneira de se candidatar a essa posição. A CipSoft observava atentamente aos senior tutores mais experientes, e oferecia o cargo aos que julgava merecedores.

Os gamemasters já possuiam uma gama de poderes bem maior: eles eram capazes de acessar o histórico de infração dos jogadores, advertir, banir e, inclusive, deletar personagens (o que ocorria caso o jogador já tivesse um final warning em sua conta). Eles também eram capazes de emitir mensagens para o servidor inteiro, que apareciam no chat em cor vermelha, e se teleportar. Ao contrário do que muitos pensavam na época, os gamemasters não conseguiam se teleportar para qualquer posição que desejassem. Eles eram capazes, apenas, de se teleportar diretamente para um jogador ou para alguns pontos específicos espalhados pelo mapa.

Gamemaster podiam ser identificados pelo prefixo GM em seu nome e por sua outfit, muito semelhante a de um hero, porém, com a capa azul.

Polêmicas

A ideia por trás dos gamesmasters era interessante e, até certo ponto, aliviava em muito a carga de trabalho da CipSoft, que na época era uma empresa bem menor. Enquanto um grupo com poderes mais restritos facilitava a vida de quem precisava de suporte básico, um grupo experiente e de maior confiança ajudava a agir em casos de violação de regras.

Ainda assim, muita polêmica existiu ao redor dos gamemasters! Um dos questionamentos era a real eficácia do grupo.

Quando os gamemasters foram oficializados no jogo, em 2001, existiam apenas dois servidores. Quatro anos mais tarde, em dezembro de 2005, já existiam 69 servidores online. Com exceção de Premia, restrito a jogadores premium account, e Dolera e Inferna, os dois únicos servidores PvP Enforced (hoje conhecidos como Hardcore PvP), todos eles costumavam atingir suas capacidades máximas aos fins de semana. Com certeza, administrar tantos servidores ao mesmo tempo não era uma tarefa trivial, especialmente se considerarmos que esse papel era voluntário e que, no fundo, gamemasters também eram jogadores buscando evoluir seus personagens.

Nessa época, para reportar um jogador por violar regras, existia um comando: Ctrl + R. Esse comando permitia ao jogador enviar uma mensagem, que ficaria num canal aberto, dedicado a denúncia. O gamemaster, de modo anônimo, poderia responder a mensagem e tomar ações, caso necessário. O problema: o jogador precisava ficar online e manter o canal de denúncia aberto! Se fechasse o canal, por qualquer motivo, a denúncia era descartada.

Agora, com o volume de servidores e jogadores, não é difícil imaginar que boa parte das denúncias ficava sem resposta.

Também já existiram problemas de investigações completamente incoerentes, que acabaram resultando em banimentos sem qualquer fundamento. Durante investigações, especialmente em casos de suspeita de compartilhamento ou venda de contas, gamemasters entravam em contato com os jogadores e solicitavam algumas informações para identificá-los. Em uma situação específica, um gamemaster perguntou ao jogador qual era sua data de nascimento. Ao responder, o jogador, nascido antes dos anos 2000, cometeu um erro e respondeu que havia nascido no século XIX (ou seja, ao invés de responder algo como 1985, respondeu 1885). Ele enviou uma mensagem corrigindo, mas o gamemaster não facilitou: baniu o suposto jogador de 120 anos de idade por ter errado o ano de nascimento. Na época, jogadores e fansites questionaram o comportamento do gamemaster, que se defendeu dizendo apenas que a data não batia com o que estava na conta, e que isso tornou o jogador “suspeito”.

Também houveram situações de gamemasters que acabaram fazendo péssimo mal uso de suas posições. É o caso de Dokein: em janeiro de 2005, o gamemaster simplesmente vendeu sua conta, que foi utilizada pelo novo dono para prejudicar demais jogadores do servidor. Na ocasião, todas as contas envolvidas, incluíndo a de Dokein, foram deletadas.

Ainda assim, é necessário reconhecer: dado o volume de trabalho e o sacríficio de tempo pessoal, por anos, os gamemasters desempenharam um papel super positivo. Muitos deles, inclusive, se tornaram muito conhecidos e queridos em seus servidores de origem.

O fim dos Gamemasters

Conforme a CipSoft cresceu como empresa, as ferramentas disponíveis para lidar com denúncias e tomar ações contra infratores também evoluíram. Recursos que costumavam ser exclusivos para tutores e gamemasters acabaram sendo liberados para todos os jogadores, como as interfaces para denúncias de nomes e mensagens que violam regras, comportamentos inadequados e uso de softwares ilegais.

Mais do que isso: a CipSoft contratou e organizou um time inteiro de suporte e community managers, que passaram a ser os respectivos responsáveis por tratar denúncias e interagir com a comunidade. A profissionalização dessas áreas também ajudou a mitigar riscos, afinal, todas as pessoas com acesso a dados de jogadores e a poderes especiais passaram a ser funcionários da CipSoft, o que por si só já evitava casos como o de Dokein.

Com todas essas mudanças, a CipSoft optou por encerrar o cargo de gamemaster. No dia 05 de agosto de 2010, uma carta aberta foi publicada no site oficial, informando a mudança, os motivos por trás dela e agradecendo aos gamemasters. Na atualização do dia 23, todos os gamemasters foram dispensados de seus cargos.

Mas eles não saíram de mãos abanando: todos eles puderam escolher um entre uma série de itens extremamente raros: Dark Trinity Mace, Solar Axe, The Epiphany, Great Shield, Royal Crossbow, Ferumbra’s Hat e… Snake God’s Wristguard que deve ter sido só pela zoeira, não é possível. Além disso, todos eles ganharam uma Gamemaster Doll, e puderam escolher sua futura posição: aos que assim desejaram, lhes foi concedido o cargo de senior tutor. Os demais, tornaram-se senators.

Um ponto a se destacar: o último dia dos gamemasters nos servidores foi uma cena praticamente poética! Este que vos escreve teve a oportunidade de estar online no dia, e foi super divertido. Os gamemasters praticamente brincavam livremente pelos servidores, se teleportando, brincando com os jogadores e enviando mensagens globais. Alguns, inclusive, até ajudaram jogadores a completarem quests.

Senior Gamemaster

Assim como os tutores possuíam um cargo superior, que identificava os tutores mais experientes, os gamemasters também conseguiam avançar em suas posições, tornando-se senior gamemasters. Diferente do que acontecia com os tutores, essa promoção não era automática, e o cargo era concedido por decisão da própria CipSoft.

A principal diferença entre estes e os gamemasters comuns era no peso de seus poderes, o que era um claro sinal de confiança da CipSoft em relação a eles. Quando um jogador era punido por um gamemaster, era possível abrir uma reclamação e solicitar uma revisão do caso. Se fosse julgado que a punição era injusta, ela poderia ser revertida. Em contrapartida, punições realizadas por senior gamemasters eram definitivas! Simplesmente não tinha choro, e era impossível reverter a sentença!

Curiosamente, o cargo voluntário de senior gamemaster acabou sendo extinto antes dos próprios gamemasters. Em meio as mudanças que levaram ao fim dos gamemasters, estava a formação do time de customer support, ou seja, suporte ao cliente. Entre eles, foram designados membros dedicados a interação com a comunidade do Tibia, os quais são chamados de community managers.

Com a formação desse time, todos os senior gamemasters voluntários tornaram-se, novamente, gamemasters comuns, sendo substituídos pelos membros do customer support e dos community managers. Por algum tempo, a estrutura permaneceu a mesma, e a única diferença era que os senior gamemasters eram funcionários da CipSoft. Em março de 2007, entretanto, o cargo foi oficialmente aposentado, e a CipSoft anunciou a criação de dois novos cargos, identificados pelo prefixo CM. Os herdeiros do cargo de senior gamemaster mantiveram a nomenclatura, mas passaram a utilizava uma capa vermelha ao invés da famosa capa azul. Os community managers utilizavam uma capa verde.

Counsellor

Sim, o Tibia já teve conselheiros! Este é um cargo muito antigo, que jogadores mais recentes talvez nunca tenham ouvido falar. A verdade é que os counsellors surgiram durante a transição dos wizards para gamemasters. Esse cargo foi introduzido no jogo na versão 6.3, em setembro de 2001!

Os counsellors, assim como tutores, eram jogadores comuns, porém, considerados de extrema confiança. A única forma de se obter esse cargo era através da indicação direta de um gamemaster. Durante a transição dos gamemasters, já existia uma preocupação sobre o alcance que eles teriam dentro do jogo, considerando seu número reduzido. Assim, o cargo de counsellor foi criado justamente para aumentar essa cobertura.

O papel principal dos conselheiros era o de investigar e reportar violações diretamente para os gamemasters. Na prática, isso significa que os gamemasters não precisariam estar online em todos os servidores, pois um counsellor poderia informar diretamente qualquer ocorrência que observasse.

Diferentes dos tutores e senior tutores, eles possuíam poderes mais amplos: tinham autonomia para aplicar namelock, ou seja, bloquear o acesso a um personagem devido a nome ilegal, e, surpreendentemente, eram capazes de responder denúncias em nome dos gamemasters… aquelas, enviadas através do comando Ctrl + R.

Esse cargo, entretanto, teve uma vida relativamente curta. Em maio de 2006, a CipSoft optou remover a posição, justificando que os senior tutores já cobriam praticamente todas as responsabilidades dos counsellors. Assim como viria a acontecer no caso dos gamemasters, os conselheiros puderam optar entre permanecer como senior tutores ou encerrar as atividades e receber o título de senator.

Cargos Oficiais

Apesar da existência de todos esses cargos, as posições mais críticas eram as de gamemaster e senior gamemaster. Apesar de tutores e counsellors serem devidamente respeitados, a real responsabilidade permanecia na mão daqueles que possuiam poderes para aplicar as regras do jogo. E isso criava uma brecha para a seguinte dúvida: com quem exatamente estou falando, e o que exatamente esta pessoa pode fazer?

Afinal, gamemasters eram voluntários e, até certo ponto, os senior gamemasters também. Com o tempo, senior gamemasters viraram membros da CipSoft, mas ainda remetiam ao passado. Em um dado momento, a posição de community manager foi criada, passando a existir GM e CM. Nesse meio tempo, outras posições oficiais foram brevemente vistas no site, sem que houvesse muita clareza sobre o que o personagem significava no jogo.

Assim, mais recentemente, a CipSoft optou por acabar com essas segmentações. Uma única posição existe para os funcionários da empresa, e ela é aplicada em todas as contas, independente da responsabilidade atribuída a pessoa: CipSoft Member! Os sufixos foram todos abandonados, e os funcionários da empresa podem criar seus personagens oficiais de acordo com a necessidade. Ainda é comum encontrar referências ao servidor em que o personagem se encontra.

Bônus: Gods

Mencionamos todos os cargos voluntários acima, bem como a atual posição atribuída a membros da CipSoft. Existe, entretanto, um cargo informal que vale ser mencionado: os gods, ou seja, os deuses do Tibia.

Esse título foi atribuído a apenas quatro pessoas em todo o Tibia: Guido, Stephan, Steve e Durin! Exatamente, os fundadores do jogo!

No passado, antes mesmo da existência da CipSoft como empresa, eles eram os responsáveis pelo desenvolvimento e administração do jogo, incluindo a aplicação das regras. Existem vários registros antigos dos gods aplicando punições com as próprias mãos: deletando personagens, itens e até mesmo teleportando e assassinando jogadores que cometeram infrações.

Com o tempo, infelizmente, os próprios gods acabaram por se afastar do jogo. Esse afastamento é compreensível, considerando que o Tibia é o dia-a-dia deles em tempo integral. Naturalmente, se eles ainda tem algum personagem realmente ativo, jamais saberemos qual é! Dificilmente eles atrairiam essa atenção para si mesmos.

Ainda assim, é um pouco triste verificar as páginas das contas no site oficial. Guido saiu da diretoria da empresa em 2013, então, é natural que sua conta (com posição de senator na data de publicação deste artigo) não esteja muito ativa. Stephan e Steve, aparentemente, não utilizam as contas desde antes de 2010, e a maiorias dos personagens existentes carregam o nome de servidores que nem existem mais. Durin, por outro lado, tem alguns registros de acesso recentes, inclusive em 2023.

Conclusão

E assim, a CipSoft encerra de vez a era dos cargos voluntários! E nós encerramos por aqui o nosso passeio por essa história! Apesar da sensação de capítulo encerrado, é interessante entender como o Tibia evoluiu, e em qual contexto as mudanças aconteceram.

Você chegou a pegar a época dos cargos mais antigos? Conheceu algum counsellor? Tem alguma história curiosa envolvendo gamemasters? Conte para nós aqui nos comentários!

Scarela

Administrador e fundador do Tibia Stories, jogador desde 2003, apaixonado pela lore jogo!

One thought on “Especial: Os antigos cargos do Tibia

  • Marcos Felipe

    Matéria muito boa! Achei vocês pelo Instagram e vim ler aqui 🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *