Feyrist: A Estação dos Sonhos
“Pas in boldly tyll thow com to an hall the feyrist undir sky…”
De min a triste Frouseira, que por treiçon foi vendida…
Derrubada na ribeira, que jamais se veu vencida…
Introdução: Os Santuários Elementais

Nos idos de 2016 e 2017, muitas coisas no Tibia foram revisadas, dentre elas o finado Sistema de Encantamento (Enchanting System). Até 2017, Druids e Sorcerers de nível 30 ou acima e Premium Accounts podiam encantar Small Gems (Small Emeralds, Small Sapphires, Small Amethysts e Small Rubies) nos Holy Shrines encontrados tanto em cidades Free quanto cidades Premium, e as gemas encantadas podiam ser utilizadas para tornar alguns Axes, Clubs e Swords sem elementos nativos em armas elementais, bem como podiam ser utilizadas para quests, a mais notável delas a Elemental Spheres.
No entanto, o sistema era falho e, na medida em que mais conteúdos vieram para o jogo, o bônus elementar era modesto demais para ser levado em consideração, e até mesmo o grande número de cargas (1000 cargas por gema gasta) era pouco atraente, especialmente para armas que ficaram muito obsoletas e reservadas aos níveis mais baixos. Com a implementação do Sistema de Imbuição (Imbuement System), que absorveram a essência do Sistema de Encantamento, os Magos perderam a habilidade de encantar gemas, e elas passaram a ser obtidas de outra forma.
A fim de não “datar” o jogo e impedir os jogadores de fazer determinadas quests e achievements, a CipSoft criou uma área onde essas gemas poderiam ser obtidas novamente, e fez dos Holy Shrines portais de acesso utilizados livremente por todas as Vocações, enquanto Premium Accounts. E, dessa maneira, nasceu Feyrist.
Sonhos Ameaçados
ATENÇÃO! A PARTIR DAQUI, HÁ SPOILERS!

Feyrist é uma área localizada ao norte de Roshamuul, e é o seu extremo oposto: é uma área verdejante, cheia de árvores que possuem luz própria, criaturas alegres e despreocupadas, que se intitulam Fey, governados pela ninfa Maelyrra, a rainha da principal corte dos Fey. A princípio, é uma área que desafia aventureiros mais jovens, onde as criaturas não são tão fortes quanto suas contrapartes ao sul.
É uma região que, segundo um livro antigo que pode ser encontrado na Biblioteca de Ab’dendriel, nasceu dos sonhos da humanidade e das raças capazes de sonhar; os Fey, criados dessa mesma energia e matéria onírica, se fizeram conscientes e vivos, e desenvolveram uma sociedade dividida em cortes, as quais são governadas por um rei ou uma rainha, podendo ter outras divisões nobiliárquicas dependendo de cada corte.

O acesso à área começa em Ab’dendriel, onde encontramos o cervo branco Alkestios, que nos relata sobre a situação atual de Feyrist – o ambiente está sob ameaça de uma influência maligna, que altera os Fey à noite, distorcendo suas formas e sua mentalidade – e nos leva a uma série de tarefas por Edron, Orc Fortress e a própria Feyrist, onde auxiliamos os Fey a lidar com sua nova condição: sonho durante o dia, pesadelos durante à noite.

Para as partes em Feyrist de fato, conhecemos e auxiliamos a Rainha Maelyrra no resgate aos Fey capturados por seus irmãos e irmãs corrompidos e no combate aos Dreamhaunters enfraquecidos, culminando no enfrentamento (e derrota) de Kroazur, a aparente liderança dentre eles.

Há, também, o misterioso druida Gerimor, também conhecido como Druida de Crunor, que é encontrado distante do vilarejo Fey, guardando uma enorme árvore. O propósito de Gerimor e a destinação daquela árvore, entretanto, serão assuntos para outro artigo, em outro momento.
Roshamuul, Feyrist e o Dreamwalking
Roshamuul e Feyrist são ligadas uma à outra de diversas formas; ambas são áreas que pertenciam ao Reino dos Sonhos e foram materializadas de alguma maneira, possuem civilizações que se alimentam dos Sonhos e já foram parte dele e estão sob ameaça de uma força externa que está corrompendo as formas de vida locais.
Em Roshamuul, como já foi descrito aqui, a corrupção deteriorou completamente os rastros de civilização na área, deixando apenas as criaturas entendidas como Dreamhaunters como resultado, cada vez mais instáveis como resultado da matéria onírica corrompida que corre livre sob o terreno infértil e devastado da região.
Feyrist, no entanto, está se encaminhando para isso: a matéria onírica da região parece enfraquecer pesadelos, como é notado pelas criaturas Weakened Frazzlemaw e Enfeebled Silencer, que são bem mais fracos que suas contrapartes originais, e a corrupção dos Fey manifesta-se apenas durante a noite, e não parece vir de influência demoníaca.
Os dois conteúdos referenciam uma parte ainda mais antiga (e muitas vezes esquecida) do Tibia: o Dreamwalking, que é a arte de caminhar pelos sonhos, ensinada aos cavaleiros da antiga ordem dos Cavaleiros do Pesadelo (Nightmare Knights) pelos Teshial. Dadas as aparências de alguns Fey mais humanos, como Nymphs e Fauns, é seguro dizer que possivelmente, os Teshial tenham tido alguma participação na criação, mesmo que pelo ato de imaginar, dessas criaturas.
Com a alteração de propósito dos Holy Shrines, entende-se que, ao utilizá-los, o aventureiro é levado à Dimensão dos Sonhos, materializada em meio à realidade.
Fey x Dreamhaunters

Como já descrito, os Fey são criaturas nascidas dos sonhos das raças capazes de sonhar e imaginar; atualmente, esse conjunto de criaturas conta com Wisps, Dryads (existentes no jogo antes de Feyrist), Fauns, Arctic Fauns (implementados no jogo após Feyrist) Nymphs, Swan Maidens, Pookas, Pixies, Boogies, Dark Fauns, Twisted Pookas, Perchts e Schiachs.
Wisps, apesar de serem classificados e entendidos como fantasmas, pertencem a essa categoria por sua materialização estar ligada aos pântanos de onde surgem. Com essa exceção e a das Dryads, os demais Fey habitam a dimensão dos sonhos. Perchts e Schiachs serão abordados em outro artigo.
Uma vez que o aventureiro se depara com os dois conteúdos, é natural e esperado que venha a comparação; em termos práticos, os Fey aparentam ser muito mais fracos que os Dreamhaunters, tanto em força bruta quanto em comportamento. Os Fey que aparecem durante o dia podem fugir de um aventureiro quando estão muito feridos, e Pixies e Swan Maidens atacam à distância, evitando ao máximo serem tocadas por seus adversários. Entre os Dreamhaunters, Terrorsleeps e Shiversleeps recuam, mas, curam-se rapidamente e retornam ao combate.

À noite, no entanto, Dark Fauns, Twisted Pookas e Boogies perdem a capacidade de recuar e mostram-se mais fortes do que durante o dia, mas, nada que rivalize os Dreamhaunters ao sul. Dado que a terra de Feyrist parece possuir muita força onírica livre, é possível supor que as próprias criaturas sejam limitadas, pelos sonhos que as geraram, ao quão fortes elas podem de fato ser e até onde podem ferir. Além disso, com a existência de Weakened Frazzlemaws e Enfeebled Silencers, também é seguro afirmar que a terra em Feyrist tem capacidade curativa e redutora da corrupção de Roshamuul até certo ponto, justificando essa aparente fraqueza dos Fey diante dos Dreamhaunters.
As Cortes dos Sonhos
Anteriormente, falamos das Cortes e a função que elas têm na sociedade dos Fey. Uma Corte é um conjunto de Fey unidos sob um ideal, geralmente governados por um rei ou uma rainha e cercados por um séquito que compõe o círculo nobiliárquico imediato. Em geral, as árvores mais brilhantes ou conchas mais vistosas costumam ser o lar dos Fey mais próximos aos seus governantes.

Uma raça que utiliza esse sistema é a raça élfica, que conta com um sistema de castas, sendo uma delas a Casta Teshial. Os Teshial, ou Elfos Oníricos (Dreamelves), dividem-se, até onde é sabido, em duas Cortes: Corte de Verão (Summer Court) e Corte de Inverno (Winter Court), onde a Corte de Verão é governada, atualmente, por Vanys e a Corte de Inverno, por Undal. Ambos não são os respectivos Rainha e Rei de suas cortes, senão regentes temporários.
O destino dos governantes das Cortes dos Dreamelves é assunto para outro artigo; no entanto, considerando a ligação deles com o Sonhar como um todo, é seguro afirmar que os Fey se espelharam nesse conhecimento passado entre sonhos e lembranças, fazendo sua própria versão das Cortes. Atualmente, a única Corte de que se tem conhecimento é a Fae Village de Feyrist, governada pela Nymph Maelyrra.
Feyrist e o Seu Legado
A chegada de Feyrist no jogo trouxe um novo sistema para o jogo, a repaginação de elementos antigos e a continuidade de temáticas clássicas de Tibia. Sua estética mais alegre destoa radicalmente da tendência mais sinistra e escura que pode ser encontrada em outras áreas do Tibia, e a dinâmica renovada de dia e noite trouxe outras possibilidades de cenário e interações com NPCs, que foram exploradas em outros conteúdos que sucederam Feyrist.
Além disso, Feyrist trouxe a quest Cults of Tibia, que aborda outra temática antiga e que a muito assombra a mente dos entusiastas de mistérios tibianos, que reverbera desde Yalahar a Oramond, que seria a possível presença de Variphor. Esse, no entanto, é assunto para outro artigo.
A adição dos Dreamelves e a continuidade do tema dos Teshial faz de Feyrist um campo de transição, onde sonho e realidade se confundem, fazendo um aventureiro perder-se em seus sonhos e esquecer que, um dia, pesadelos já foram sonhos e desejos bons também. Um lugar ideal para um aventureiro iniciar sua jornada em Tibia, inspirados pelos infinitos sonhos que vieram antes dele.
E, com isso, deixo vocês por aqui! Como sempre, é um prazer tê-los por aqui nessa leitura!
Até a próxima!
Referências Utilizadas
FEYRIST. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Feyrist>. Último acesso 06 Dez 2021.
FEYRIST, About. Originalmente encontrado dentro do jogo Tibia; TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Feyrist_(Book)>. Último acesso 06 Dez 2021.
FAE. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Fae> . Último acesso 06 Dez 2021.
MEADOWS, Feyrist. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Feyrist_Meadows>. Último acesso 06 Dez 2021.
SHRINES, Holy. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Holy_Shrines>. Último acesso 06 Dez 2021.
QUEST, Threatened Dreams. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Threatened_Dreams_Quest>. Último acesso 06 Dez 2021.
QUEST, The Dream Courts. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/The_Dream_Courts_Quest>
QUEST, Roshamuul. Fonte: TibiaWiki. Disponível em <https://tibia.fandom.com/wiki/Roshamuul_Quest>. Último acesso: Nov 26 2021