Roshamuul, Onde Morrem os Sonhos
Em Yalahar os mortos não descansam em solo que se possa enterrar…
E nem em Ab’dendriel as estrelas podem nos abrigar…
Na cidade de Roshamuul onde o Eterno pode para sempre vingar…
E em eras estranhas… Onde até a Morte pode definhar…
Introdução: Sono Interrompido
Roshamuul: apesar de não estar mais em seus tempos de glória, essa área ainda é muito querida pelos Tibianos, seja por uma questão de um “rito de passagem”, seja por ainda ser interessante para a caça por dinheiro ou experiência ou até mesmo pelos Achievements, mistérios e a estranha (e única) estética da região, essa área ainda habita os sonhos lúcidos de diversos aventureiros que caminharam ou ainda caminham pelas terras de Tibia, independente dos objetivos que ainda os mantêm ligados ao jogo.
Para alguns, é um desafio: em servidores novos, sempre há a corrida para abrir a Muralha de Roshamuul, onde aventureiros veteranos e novos têm a oportunidade de participar dos estágios iniciais da área novamente ou pela primeira vez, caso não tenham sido parte desse processo na época do lançamento da área (Update 10.30, dezembro/2013). Para outros, representa uma transição para os níveis intermediários, onde as áreas de caça testam as habilidades individuais e de grupo na medida em que progridem em sua jornada no jogo.
A despeito do tempo em que está no enredo tibiano e das modificações impostas, Roshamuul continua sendo uma área frequentada (mesmo que em menor frequência que no passado) e que ainda guarda seus mistérios. Alguns foram solucionados. Outros, ainda permanecem por aí, tirando o sono dos aventureiros mais ávidos por conhecimento, fazendo de Roshamuul um ponto obrigatório de se estar enquanto vagueia pelas terras de Tibia.
Roshamuul: O Eterno Front da Inquisição de Thais
Para os aventureiros que já estão inseridos na realidade tibiana a mais tempo, é sabido que, quando há alguma influência sobrenatural (e possivelmente demoníaca) ameaçando a sociedade humana, a Inquisição de Thais logo se faz presente; foi assim nas profundezas de Edron, também em Yalahar (mas em menor escala, envolvendo a participação de Julius como agente independente) e foi da mesma maneira com Roshamuul à sua época. Outras participações da Inquisição após Roshamuul serão abordadas em outros artigos.
Em uma viagem de barco que até o Capitão Fearless de Venore tremeria na base, o experiente navegador Bluebear te escolta a uma terra esquecida pelo tempo, onde nada cresce no solo rochoso e escuro, e a Inquisição de Thais, com alguns poucos membros veteranos, te recebe de braços abertos e com certo desespero, pois trata-se de uma terra materializada no tecido da realidade tibiano, ou seja, Roshamuul nunca deveria ter sido encontrada, pois não era para ter existido em primeiro lugar. Mas, o que diabos você encontra por lá?
Primeiramente, uma área que a Inquisição, graças ao sacrifício de muitos de seus conscritos, conseguiu manter e reclamar como uma espécie de assentamento rudimentar, onde você pode obter seus suprimentos, reparar seus equipamentos, respirar e perceber o quão inabitável o local é, à primeira vista. Sandomo é um dos que chefia a área, e controla a contabilidade das tarefas a serem realizadas para a exploração seguir adiante, convertendo a contagem de algumas de suas contribuições como Inquisition Gold (Ouro Inquisidor, uma moeda extraoficial que pode ser trocada por Clusters of Solace, que serão explicados mais adiante). Porém, fora desse assentamento e doca rudimentar, não existem áreas seguras e, uma vez que você suba o primeiro lance de escadas ao norte do acampamento, você dará de cara com a primeira área de Roshamuul, bem como os adversários que reduziram drasticamente os números da Inquisição.
As Mensagens Nas Garrafas
ATENÇÃO: A PARTIR DESSE PONTO, CONTÉM SPOILERS!
É fato: Roshamuul é sinistra do início ao fim. Tudo, desde sua estética aos personagens e criaturas encontrados, grita distopia; Roshamuul é um grande aglomerado de ruínas, fruto de uma grande massa de energias profanas, incontáveis crimes e mortos, quase o equivalente tibiano da Nameless City (Cidade Inominada), de H.P. Lovecraft.
A primeira bizarrice (que é uma pista para a cronologia de Roshamuul em Tibia) são as Messages in a Bottle (Mensagens nas Garrafas); a cada dia, uma garrafa pode ser encontrada em onze pontos diferentes da costa de Roshamuul (sendo um deles encontrado em um esconderijo de um dos bosses), cada qual com uma palavra diferente, que forma uma mensagem completa. A partir dela, encontrar o autor (ou o que sobrou dele) torna-se um objetivo que culmina na completa exploração da área, levando o aventureiro a uma pequena coleção de documentos que contam sobre a primeira frota a chegar à costa amaldiçoada de Roshamuul.
Roshamuul I: Lower Roshamuul

Ignorando os avisos ao pé da escadaria ao norte do assentamento, o aventureiro dá de cara com a primeira parte de Roshamuul, Lower Roshamuul (Roshuamuul Inferior), onde começam os primeiros desafios e tarefas de cada aventureiro. Nessa área, não há pontos seguros, e algumas das Garrafas podem ser encontradas.
Os Dreamhaunters (Bichos-Papões)
De cara, o aventureiro é recebido em Lower Roshamuul por Silencers, Frazzlemaws e, em algumas áreas, Shock Heads (esses últimos podem ser domados, caso tenha em mãos o item correto). Os primeiros precisam ser mortos em uma grande quantidade para criar a primeira modificação da área – uma ponte, que conecta o sul e o norte de Lower Roshamuul, cortado por um rio – a fim de que todos possam seguir mais adentro em Roshamuul. Esses primeiros três monstros compõem uma categoria própria de criaturas: os Dreamhaunters ou Bichos-papões.
De acordo com os rumores, os Dreamhaunters são o terrível resultado da influência demoníaca no Dream Realm, manifestada em realidade no que viria a ser Roshamuul, com as mais diversas criaturas invadindo a área e consumindo tudo até transformar o continente em uma grande massa erma e infértil.
Até o presente momento, as criaturas classificadas como Dreamhaunters são: Silencer, Frazzlemaw, Guzzlemaw, Shock Head, Choking Fear, Retching Horror, Terrorsleep, Feversleep, Shiversleep, Demon Outcast e Sight of Surrender. Em updates mais recentes, os Weakened Frazzlemaws e Enfeebled Silencers passaram a fazer parte dessa categoria, mas, esses dois últimos serão parte de outro artigo.
A Grande Travessia

A travessia de Lower Roshamuul implica nos reparos à ponte rudimentar, feita a partir da pouca matéria onírica extraída dos Bichos-Papões, utilizando a mistura de concreto feita com chalk, gravel e água, encontrados nos litorais e em depósitos subterrâneos de Roshamuul. Trata-se de um grande esforço coletivo e, na época em que Roshamuul era a grande novidade, o servidor todo, especialmente aventureiros mais fortes e experientes, juntavam-se para fazer essa tarefa o mais rápido possível.
Uma vez que a ponte está concluída, quaisquer aventureiros podem atravessar para a área seguinte, mais perigosa, com mais Dreamhaunters, bizarrices e tarefas para realizar em nome da Inquisição (ou em seu próprio nome) e adentrar, por sua conta e risco, na desolação adiante que há no horizonte de Roshamuul.
Roshamuul II: Roshamuul Valley

Roshamuul Valley (o Vale de Roshamuul), também conhecida por Mid(dle) Roshamuul e Guzzlemaw Valley é uma das áreas mais frequentadas da região, seja para caça, seja para acesso às áreas superiores ou para completar as tarefas relacionadas à questline principal de Roshamuul. Aqui, o aventureiro já vislumbra resquícios de uma antiga civilização, Dreamhaunters mais fortes e em maior quantidade (é nesse local que o aventureiro conhecerá Guzzlemaws e, dependendo das tarefas realizadas ou não pelo servidor, Sights of Surrender). É nessa grande área que se encontra a Roshamuul Bones (os Ossuários) e a Muralha, que separa o Vale da terceira e última área, Upper Roshamuul.
Os Ossuários (Bones)
A porção leste do Vale é chamada de Roshamuul Bones ou simplesmente Bones. Como diz o nome, nessa área infestada por Silencers, Guzzlemaws e Frazzlemaws, são encontradas incontáveis pilhas de ossos, que, quando tocadas pelo aventureiro, atraem a atenção de outros Frazzlemaws e Guzzlemaws, tornando a área mais e mais abarrotada de criaturas caso o aventureiro não consiga dar cabo de todas a tempo. Existem, também, templos e altares rudimentares construídos pelos Frazzlemaws e Guzzlemaws, que, quando profanados por excrementos de Silencers, atraem a ira dos primeiros, surpreendendo quem estiver com a guarda baixa.
É também nessa área que há o Silencer Plateau (Platô dos Silencers), onde o aventureiro pode realizar a tarefa de utilizar trombetas específicas para atrair a atenção dessas estranhas criaturas verdes e eliminá-las. Sobreviver a um determinado número de ondas confere um Achievement: Luring Silencers.
A Muralha

Ao norte do Vale, nas proximidades do Silencer Plateau, é possível ver um dos marcos geográficos mais característicos de Roshamuul: a Muralha. Ela é a última barreira entre o acampamento e a parte superior de Roshamuul, e derrubá-la dá ainda mais acesso a outras áreas de caça, tarefas que compõe a quesline principal e outros achados importantes para entender a misteriosa realidade de Roshamuul. Não se sabe ao certo quando a muralha foi construída, mas, a única certeza que é possível ter é que foi a única edificação que de fato sobreviveu às tragédias que deixaram Roshamuul como ela está hoje.
Para servidores novos, essa grande edificação está completa e intacta, e cabe aos aventureiros desfazê-la, realizando as tarefas Blowing Horns e Luring Silencers perto da Muralha e do Platô e a tarefa Desecrating Shrines nos Ossuários. Caso o servidor não tenha cumprido essas tarefas de forma satisfatória, Sights of Surrender aparecerão no dia seguinte, e matá-los também contribui para a queda da Muralha e para o achievement Never Surrender. Tudo o que é feito pelo jogador no que diz respeito às tarefas e à caça aos Dreamhaunters pode ser convertido em Inquisition Gold ao falar com Sandomo.
Roshamuul III: Upper Roshamuul
Com parte da Muralha destruída (e essa parte é o suficiente), os aventureiros são recebidos por Retching Horrors, Choking Fears e os já conhecidos Silencers e Sights of Surrender na superfície. Os aventureiros conseguem ver ainda mais sinais de destruição, com mais e mais prédios aparentes, bem como resquícios de antigos ídolos e estátuas representados por enormes máscaras no chão e mãos gigantes estendidas aos céus. Aquedutos antigos com água arenosa, quase branca, ainda correndo por eles podem ser encontrados, bem como alguns resquícios de vegetação (comuns ou modificadas em outras formas de vida, como as Bad Dreams).
A superfície toda de Upper Roshamuul, antes das modificações impostas às criaturas, podia ser considerada uma boa área de caça; graças aos esforços dos aventureiros junto à Inquisição, um grande espaço ao noroeste pode ser reclamado, criando assim um Depot e um Templo acessível aos aventureiros para descansar, guardar seus saques, repor suprimentos e retornar para Thais através de um tapete mágico em uma torre ao norte do Depot.
Com essa base, explorar Roshamuul torna-se mais eficiente, mesmo ainda mantendo os desafios da região. Também é possível encontrar mais tarefas a serem realizadas para a questline principal, bem como outras áreas de caça e bosses.
A Borboleta dos Sonhos

Não é apenas a Inquisição que te dá uma direção: a alguns passos ao nordeste da Muralha, uma solitária Dream Butterfly aguarda por ajuda, e suas tarefas envolvem combater os Dreamhaunters e tentar dar alguma sorte de estabilidade ao local; seus pedidos são um convite à exploração do norte de Roshamuul, onde há ainda mais pistas sobre o passado e o presente da área.
Os Sonhadores
Em Mid e Upper Roshamuul, aqueles com o olhar mais atento podem perceber alguns pedaços de papel soltos em meio aos escombros da antiga civilização que lá viveu. Nessa coleção de documentos (um total de seis), um narrador desconhecido nos conta, em seu aparente leito de morte, sobre os habitantes de Roshamuul (os quais ele nomeia Sonhadores, e se identifica como parte deles) e a ascensão e queda dessa civilização, indicando que os eventos em Roshamuul foram muito mais drásticos e violentos do que tudo que foi visto em Tibia até então.
A Cisterna e as Minas

Em Upper Roshamuul, tanto a Dream Butterfly quanto Morax, um Inquisitor que se vê fisicamente incapaz de dormir desde que chegou a Roshamuul, guiam os aventureiros por uma série de tarefas que envolvem dois locais: Roshamuul Mines (Minas de Roshamuul) e Roshamuul Cistern (Cisterna de Roshamuul), infestadas por Terrorsleeps e Feversleeps, os quais sozinhos não são grandes ameaças, mas, em bandos, causam muitas dores de cabeça. Há, também, os Shiversleeps, que podem ser hipnotizados e convertidos em inofensivas Shimmying Butterflies.
Também há a Roshamuul Mountains (Montanhas de Roshamuul) com o Dark Grounds (Áreas Obscuras), onde Sights of Surrender podem ser encontrados em maiores quantidades. No passado, essa área era entendida como inacessível, mas, recentemente, graças aos esforços de alguns aventureiros, foi descoberto que, ao realizar uma certa quantidade da tarefa Soothing Bad Dreams, o local estará aberto para caça e exploração no dia seguinte.
As minas e a cisterna são um dos locais mais bem conservados em Roshamuul, e a partir delas é possível entender como os Sonhadores mantinham Roshamuul ativa e operante: mineração e armazenamento de Dream Matter (matéria onírica) pura, a qual modificou terra, água, ar e os pensamentos dos seus habitantes, e trouxe para a costa de Roshamuul presenças muito poderosas, e muito indesejadas…
A Prisão e os Príncipes

O lugar mais célebre de Roshamuul nos leva às presenças indesejadas que fizeram do local o que ele é hoje: a Roshamuul Prison (Prisão de Roshamuul), segundo atestam os documentos sobre os Sonhadores, foi construída a partir de um acordo feito entre eles e as cabalas demoníacas, lideradas por Demon Princes (Príncipes Demônios) para prender, a princípio, inimigos das duas raças.
No entanto, logo ficou claro que tratava-se de uma prisão para os aliados dos Sonhadores e os traidores dentro das cabalas dos Príncipes, os quais começaram a jogar Sonhador contra Sonhador em um grande esquema de traições, enganos e privações, e logo toda a tecnologia onírica da Prisão não seria o suficiente para impedir a tragédia que estava por vir…
Nessa área, existem três andares de caça contendo diversas criaturas, dentre elas Betrayed Wraiths, Demon Outcasts, Juggernauts, Dark Torturers, Plaguesmiths e Hellhounds, distribuídos em quantidades diferentes na medida em que os aventureiros descem para os andares inferiores.
Há, também, salas especiais onde os inimigos mais temidos (um deles, um Demon Prince) sobreviventes podem ser enfrentados, mediante o gasto de Copper, Bronze, Silver e Golden Prison Keys, que correspondem, respectivamente, a Horadron, Zavarash, Terofar e Prince Drazzak. Os três primeiros podem ser enfrentados individualmente, enquanto o Prince Drazzak pode (e deve) ser enfrentado em até cinco aventureiros.
Demônios e Bichos-Papões: Quem Morreu na Prisão de Roshamuul?
Agora que já falamos de Roshamuul como um todo, voltemos ao tópico do Sonhador e seus documentos: de acordo com ele, Roshamuul (que talvez não seja o nome original da região, senão uma corruptela do antigo nome) era o lar dessa raça, a qual era sonho manifesto e vivia dos sonhos como moeda, material de construção e definição de sua própria existência, fosse ela criada ou roubada. A matéria onírica fez dos Sonhadores uma raça rica e próspera, atraindo a atenção das cabalas demoníacas que, já tendo entrado em contato com o Dreamwalking, viram nessa raça outra oportunidade de afirmar sua dominância no plano físico e onírico.
Segundo o Sonhador falecido, os líderes da raça foram abordados por Bazir (o Senhor das Mentiras dentro dos Ruthless Seven) que propôs uma aliança com os Sonhadores: matéria onírica em troca da proteção demoníaca contra quaisquer inimigos, bem como acesso aos seus conhecimentos e mistérios por parte dos Sonhadores. A proposta parecia boa demais para ser verdade aos olhos dos líderes de Roshamuul, que aceitaram sem hesitar.
Desse acordo, nasceu a Prisão de Roshamuul; a matéria onírica extraída pelo Dreamcatcher Device (Dispositivo Pega Sonho) foi quase toda revertida para a construção subterrânea, a qual era utilizada para aprisionar e torturar traidores dentro das cabalas demoníacas, rebeldes que ousassem ir contra a aliança entre Sonhadores e Demônios ou quaisquer vítimas que as lideranças quisessem. O Sonhador falecido cita, também, a presença de Infernatil e Apocalypse dentre as lideranças demoníacas, e que entre eles havia, sim, discórdia quanto ao futuro de Roshamuul.
Em um dado momento, a quantidade colossal de matéria onírica revertida para a Prisão, somadas às intrigas entre Demônios e Sonhadores e a deslizes na segurança da Prisão resultaram em uma sobrecarga do Dreamcatcher Device, o qual explodiu, enfraquecendo as defesas da Prisão, permitindo a saída dos torturados e modificando completamente a aparência e mentalidade de todos dentro da área da explosão, dando origem ao que viria a ser os Dreamhaunters.
A partir disso, seguiu-se um violento combate entre os sobreviventes, onde os corpos mais fragilizados fundiram-se a outros, dando origem a outros horrores (possivelmente os Dreamhaunters que conhecemos), devorando pesadelos ou sendo devorados por eles em meio ao combate. Muitos príncipes demoníacos caíram, e os que não caíram ou foram arremessados na Prisão (como foi o caso de Omrafir, por exemplo) ou escaparam (subentende-se que Bazir, Infernatil e Apocalypse saíram de cena antes da guerra e, portanto, não morreram ali).Ashfalor foi um dos que não sobreviveu ao combate, derrotado por Sephorath, o Príncipe da Agonia.
O autor, no entanto, não teve a mesma sorte: seu último documento é encontrado próximo à prisão de um dos Demon Princes, onde aparentemente ele conseguiu refúgio, percebendo-se mutilado como resultado da explosão. Segundo seus relatos, ele optou por abraçar a morte e não “tentar recriar um corpo para si, mesmo que ele pudesse“, aceitando “tornar-se um com os sonhos” e “deixar-se ir embora“. Entretanto, não há um corpo à vista, o que gera duas possibilidades: ou o Sonhador faleceu a muito tempo atrás, ou, talvez, ele tenha conseguido escapar para o Dream Realm, deixando o material físico para trás e, talvez, estando vivo. Quem é ou foi o Sonhador, afinal?
Gaz’Haragoth, Omrafir, Mawhawk e as Riquezas do Pesadelo
Além de ser uma área rentável em geral, os bosses também são um forte atrativo para Roshamuul, dado que, uma vez que o servidor tenha feito tudo o que precisava, sempre haverá a invasão de ao menos um deles. Os bosses visados são Gaz’haragoth, Omrafir e Mawhawk.
Gaz’Haragoth era um Demon Prince e era o responsável por supervisionar Roshamuul e cuidar do Dreamcatcher Device (sendo chamado de Warden por Terofar), tendo sido apontado, presumidamente, por Bazir, ou tendo conquistado o cargo por seus méritos independente dos meios usados. A explosão do Dreamcatcher Device alterou profundamente sua aparência e mentalidade, deixando-o muito mais forte do que era, e fazendo-o ter a habilidade de estraçalhar os sonhos de seus adversários com uma saraivada de pesadelos.
Omrafir é um dos Demon Princes que sobreviveu à explosão onírica e à subsequente guerra por Roshamuul; costuma aparecer após Gaz’Haragoth. Pouco se sabe sobre ele, exceto que tem uma grande afinidade por fogo e que, até o bug ser corrigido, costumava desaparecer de sua prisão depois de perder determinada porcentagem de seus pontos de vida. Atualmente, ele pode ser derrotado como planejado.
Ao noroeste de Guzzlemaw Valley, caso a quantidade certa de tarefas tenha sido realizada, o Mawhawk’s Lair (covil de Mawhawk) pode ser acessado, e o boss Mawhawk pode ser enfrentado. Presume-se que ele é uma espécie de referência ou liderança dentro dos Frazzlemaws e Guzzlemaws, e pouco sabe-se sobre ele. Apresentaremos aqui, também, as recompensas dos demais Demon Princes da Roshamuul Prison.
Esses bosses possuem os seguintes saques de valor:

Aparece apenas em Invasões, em Upper Roshamuul (até primeira derrota do Server) ou Roshamuul Prison
0-20 Platinum Coin,
0-6 Crystal Coins,
0-100 Great Health Potions,
0-100 Great Mana Potions,
0-100 Great Spirit Potions,
0-100 Ultimate Health Potions
0-100 Assassin Stars,
0-15 Blue Crystal Shard,
0-15 Blue Crystal Splinters,
0-15 Brown Crystal Splinters,
0-15 Green Crystal Shards,
0-15 Green Crystal Splinters,
0-100 Infernal Bolts,
0-15 Violet Crystal Shard,
Blue Gem,
Demon Horn,
Demonic Essence,
Giant Shimmering Pearl,
Life Ring,
Red Piece of Cloth,
Yellow Piece of Cloth
0-14 Cluster of Solace,
0-3 Dream Matter,
0-3 Unrealized Dream,
Crude Umbral Axe,
Crude Umbral Blade,
Crude Umbral Bow,
Crude Umbral Chopper,
Crude Umbral Crossbow,
Crude Umbral Hammer,
Crude Umbral Mace,
Crude Umbral Slayer,
Crude Umbral Spellbook,
Phoenix Charm,
Solitude Charm,
Spiritual Charm,
Twin Sun Charm,
Unity Charm
Boots of Haste,
Dream Warden Mask,
Eye Pod,
Golden Legs,
Magma Coat,
Nightmare Beacon,
Nightmare Hook,
Umbral Axe,
Umbral Blade,
Umbral Bow*,
Umbral Chopper,
Umbral Crossbow,
Umbral Hammer,
Umbral Mace,
Umbral Slayer,
Umbral Spellbook.
Demonic Tapestry,
Dream Warden Claw,
Nightmare Horn,
Psychedelic Tapestry,
Umbral Master Axe,
Umbral Master Bow,
Umbral Master Chopper,
Umbral Master Crossbow,
Umbral Master Hammer,
Umbral Master Mace,
Umbral Master Slayer,
Umbral Master Spellbook,
Umbral Masterblade.

Aparece apenas em Invasões, na Roshamuul Prison
Loot:
10-20 Platinum Coins,
0-5 Cluster of Solace,
0-3 Cyan Crystal Fragments,
0-2 Dream Matters,
0-8 Great Mana Potions,
0-3 Green Crystal Fragments,
0-5 Green Crystal Shards,
0-8 Ultimate Health Potions,
0-3 Unrealized Dreams,
0-5 Violet Crystal Shards,
Demonic Essence,
Demonic Tapestry,
Giant Shimmering Pearl,
Lightning Boots,
Lightning Robe,
Psychedelic Tapestry,
Ring of Healing,
Eye Pod (semi-raro),
Nightmare Hook (semi-raro),
Skull Helmet (semi-raro),
Dream Warden Mask (sempre),
Demon Horn (sempre),
Nightmare Horn (sempre).

Aparece apenas em invasões, no Mawhawk’s Lair
0-101 Gold Coins,
0-25 Platinum Coins,
0-5 Blue Crystal Splinters,
1-2 Cluster of Solace,
0-3 Green Crystal Shards,
0-5 Green Crystal Splinters,
0-3 Violet Crystal Shards,
Assassin Dagger,
Fire Sword,
Fish Fin,
Hardened Bone,
Haunted Blade,
Iron Ore,
Nightmare Blade,
Red Piece of Cloth,
Wand of Defiance,
Frazzle Tongue (sempre),
1-2 Unrealized Dream (sempre)

Roshamuul Prison
(Copper Prison Key)
0-103 Gold Coins,
0-47 Platinum Coins,
0-23 Small Amethysts,
0-25 Small Diamonds,
0-21 Small Sapphires,
0-12 Small Topazes,
Beastslayer Axe,
Blue Robe,
Butcher’s Axe,
Crown Armor,
Crown Legs,
Executioner,
Golden Armor,
Knight Legs,
Lightning Legs,
Noble Axe
Spellbook of Dark Mysteries,
Spellbook of Lost Souls,
Spellbook of Mind Control,
Spellbook of Warding,
Spellscroll of Prophecies,
Steel Boots,
Vile Axe, Dream Matter (raro),
Dream Warden Mask (raro),
Demonwing Axe (muito raro),
Great Axe (muito raro), Cluster of Solace (sempre),
Demon Horn (sempre),
Demonic Essence (sempre),
Unrealized Dream (sempre)

Roshamuul Prison
(Bronze Prison Key)
0-156 Gold Coins,
0-47 Platinum Coins,
0-5 Blue Crystal Shards,
0-1 Gold Ingots,
0-10 Great Mana Potions,
0-10 Great Spirit Potions,
0-8 Green Crystal Shards,
0-10 Ultimate Health Potions,
0-8 Violet Crystal Shards,
Blue Gem,
Bonebreaker,
Demon Horn,
Demon Shield,
Demonic Essence,
Diamond Sceptre,
Green Gem,
Guardian Shield,
Heavy Mace,
Mastermind Shield,
Onyx Flail,
Paladin Armor,
Demonbone (raro),
Dream Matter (raro),
Dream Warden Mask (raro),
Lavos Armor (raro?),
Cluster of Solace (sempre),
Unrealized Dream (sempre)

Roshamuul Prison
(Silver Prison Key)
0-150 Gold Coins,
0-56 Platinum Coins,
0-8 Blue Crystal Shards,
0-7 Great Mana Potions,
0-9 Great Spirit Potions,
0-20 Small Diamonds,
0-25 Small Emeralds,
0-17 Small Sapphires,
0-12 Small Topazes,
0-10 Ultimate Health Potion,
0-8 Violet Crystal Shard,
Blue Gem,
Boots of Haste,
Crown Shield,
Demon Horns,
Demon Shield,
Giant Shimmering Pearl,
Gold Ingot,
Green Crystal Shard,
Green Gem,
Guardian Shield,
Magic Plate Armor,
Paladin Armor,
Skull Helmet,
Terra Boots,
Cluster of Solace (sempre),
Demonic Essence (sempre),
Dream Matter (sempre),
Unrealized Dream (sempre)
Lavos Armor,
Dream Warden Mask,
Royal Helmet,
Steel Boots
Mastermind Shield,
Voltage Armor.
Earthborn Titan Armor.

Roshamuul Prison
(Golden Prison Key)
0-20 Platinum Coins,
0-5 Blue Crystal Shards,
0-2 Cluster of Solace,
0-3 Cyan Crystal Fragments,
0-3 Demonic Essences,
0-8 Great Mana Potions,
0-8 Great Spirit Potions,
0-3 Green Crystal Fragments,
0-5 Green Crystal Shards,
0-3 Red Crystal Fragments,
0-8 Ultimate Health Potion,
0-3 Unrealized Dreams,
0-5 Violet Crystal Shards,
Giant Shimmering Pearl,
Green Gem,
Ring of Healing.
Abyss Hammer,
Crystalline Armor,
Demon Horn,
Demonbone Amulet,
Lightning Boots,
Lightning Robe,
Nightmare Blade,
Noble Axe,
Onyx Flail,
Skull Helmet,
Steel Boots.
Demonbone,
Dream Warden Mask,
Executioner,
Eye Pod,
Nightmare Hook,
Runed Sword
Demonic Tapestry,
Demonwing Axe,
Golden Boots,
Nightmare Horn,
Psychedelic Tapestry,
Spellbook of Dark Mysteries,
Spellscroll of Prophecies,
Great Axe
Eruaran, Criação Umbral e os Teshial
Uma vez que Gaz’Haragoth for derrotado pelos esforços coletivos dos aventureiros, ele é arremessado na Prisão de Roshamuul e, em seu lugar, aparece Eruaran, um misterioso elfo que pode ensinar aos aventureiros a arte da Criação Umbral.
A Criação Umbral consiste em um conjunto de armas feitas para os níveis 250+; à época em que Roshamuul foi lançada, esses itens eram considerados os mais fortes e valiosos do jogo e, mesmo podendo ser fabricados por quaisquer jogadores com acesso à área, exigem certa quantidade de dinheiro e matéria bruta para ser feitos, bem como ser experiente o suficiente para conseguir chegar ao local onde fica o Eruaran para fazê-los.
Lembram-se dos Inquisition Gold de Sandomo? Pois bem, esses Golds podem ser trocados por Clusters of Solace (Aglomerados de Consolação), que serão utilizados nesse processo. Cada Cluster of Solace vale 100 Inquisition Gold, e Clusters of Solace podem também ser comprados de outros aventureiros ou vendidos via Mercado.
São três estágios para cada item: Crude, Umbral e Umbral Master. Você pode criar Crude Umbral Axe, Crude Umbral Blade, Crude Umbral Bow, Crude Umbral Chopper, Crude Umbral Crossbow, Crude Umbral Hammer, Crude Umbral Mace, Crude Umbral Slayer, e Crude Umbral Spellbook utilizando 01 Dream Matter e 20 Clusters of Solace, com 100% de chance de sucesso, e os itens podem ser feitos por aventureiros de quaisquer vocações.
Para atualizar as Crudes para o estágio Umbral, é necessário investir 75 Clusters of Solace; no entanto, existe chance de falha nesse estágio, que implica na perda do seu item Crude. O recomendado é ter múltiplos itens Crude durante esse processo, para poder gerar alguns Umbrais e seguir adiante.
Por fim, o estágio Umbral Master exige 150 Clusters of Solace como tributo, mas, os seguintes resultados podem acontecer: atualizar o item sem perdas, perder o item Umbral e manter os Clusters, o item Umbral ser revertido para Crude e você perde metade dos Clusters investidos. A primeira vez que você consegue criar um item Umbral Master com sucesso rende Achievement ao aventureiro, e todas as armas podem ser feitas por quaisquer aventureiros, rendendo um total de 9 Achievements.
A despeito de sua glória do passado, hoje em dia são itens, em sua maioria, considerados intermediários ou de transição, sendo trocados por outras armas mais fortes (e elementais). Esses itens podem ser imbuídos, o que estende um pouco sua vida útil na progressão do aventureiro. No entanto, há tempos deixaram de ser os melhores itens a se obter dentro do jogo, mesmo ainda tendo certo valor para ser adquiridos, por causa do investimento de Clusters.
Roshamuul e o Seu Legado
Roshamuul começou a tendência de locais mais e mais desafiadores para aventureiros experientes; de fato, suas áreas, quando foram desenhadas, eram idealizadas para aventureiros de faixas intermediárias a mais experientes, e a Criação Umbral, ainda que bem específica, começou a levantar o questionamento sobre o obsoleto (e agora, extinto) Sistema de Encantamento de Armas, o qual foi substituído anos depois.
Além disso, para os mais entusiastas da história tibiana, levantou o debate sobre o destino da casta élfica dos Teshial, dado que os documentos encontrados pela região, bem como a conveniente aparência e aparição de Eruaran, apontam que a casta responsável pela existência do Dreamwalking pode ter tido um destino muito mais sombrio que o imaginado.
No entanto, quando questionado, Eruaran não confirma e nem nega: ou seja, ele pode ser um Teshial, assim como pode ser outra coisa existente no Reino dos Sonhos e que pode ser parte da origem dos poderes dessa casta. Em Updates mais adiante, a história dos Teshial também foi explorada, mas, é assunto para outro artigo. Outro assunto que também existe é sobre a interferência dos Ruthless Seven em outras raças e as consequências disso, e qual teria sido o paradeiro de Bazir, Apocalypse e Infernatil após a guerra que deflagaram. A questline da Secret Library pode ter flertado com isso, mas, não é o momento de entrar nesse assunto.
Por ter sido por muitos anos uma área desafiadora e muito recompensadora por muitos anos, a experiência concedida pelas criaturas foi revisada, mas, ainda assim, permaneceu uma “menina dos olhos” da comunidade, especialmente para Paladinos das faixas de experiência mais altas. Até hoje, é uma área explorada, visitada, investigada e muito comentada, ao ponto que muitas temáticas de Updates são comparadas a Roshamuul, que é tida, de forma informal, como um “padrão de qualidade” a ser considerado.
Hoje, me despeço de vocês com essa apresentação de um dos locais mais célebres de Tibia. E lembrem-se: em Roshamuul, seus sonhos não estão seguros, e a noite guarda muito mais mistérios que as areias de lá permitem ver.
Até a próxima!
Referências Utilizadas
ROSHAMUUL. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Roshamuul>. Último acesso: Nov 26 2021.
QUEST, Roshamuul. Fonte: TibiaWiki. Disponível em <https://tibia.fandom.com/wiki/Roshamuul_Quest>. Último acesso: Nov 26 2021.
DREAMERS I a VI, The. Fonte: Bibliotecas de Roshamuul, Tibia; TibiaWiki. Disponível em <https://tibia.fandom.com/wiki/Category:Books_in_Roshamuul_Libraries>. Último acesso: Nov 22 2021.
ACHIEVEMENTS. Lista completa via TibiaWikiBR. Disponível em: <https://www.tibiawiki.com.br/wiki/Achievements>. Último acesso 18 Nov 2021.
BOSSES. Lista completa via TibiaWikiBR. Disponível em: <https://www.tibiawiki.com.br/wiki/Bosses>. Último acesso 18 Nov 2021.
CRIATURAS. Lista completa via TibiaWikiBR. Disponível em: <https://www.tibiawiki.com.br/wiki/Criaturas>. Último acesso 18 Nov 2021.
CREATION, Umbral. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Umbral_Creation?so=search>. Último acesso 13 Nov 2021.
TRANSCRIPTS, Eruaran. Fonte: TibiaWikiBR. Disponível em: <https://www.tibiawiki.com.br/wiki/Eruaran>. Último acesso 22 Nov 2021.
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