The First Dragon: Compensa?
Cinco anos depois de sua implementação, o que torna esse evento interessante?
Saudações!
Depois de escrever o Artigo de Opinião sobre os 25 Anos de Tibia, venho até vocês com mais uma peça do gênero. Dessa vez, também falo sobre o evento do Tibia Anniversary, que, quando veio ao jogo, foi implementado como o evento de 20 anos de Tibia.
Introdução: Herança Dracônica
Tão marcantes quanto os demônios, os Dragões desempenham um papel fundamental na identidade do Tibia como o entendemos. Nos primórdios do jogo, Dragons já foram os seres mais fortes, e apenas os aventureiros mais experientes na arte de “Dançar com Dragões” (ficar na diagonal de um Dragon para evitar suas retas que, na época, eram fatais) conseguiam enfrentá-los e voltar inteiros para as cidades para narrar suas histórias.
Com o passar do tempo, a raça de répteis alados ganhou variantes – Dragon Lords, Undead Dragons, Wyverns (apesar de serem tratados como répteis, eles estão mais próximos dos Dragões do que de Crocodiles, por exemplo), Frost Dragons, Wyrms (mesma explicação dos Wyverns vale para eles), os mais diversos tipos de Drakens, Elder Wyrms e os adoráveis Hatchlings – e Updates dedicados à continuidade de sua história: notavelmente, Zao e toda a questline da Children of the Revolution e Wrath of the Emperor estão centradas no jogo de poder entre os Lagartos, os Dragões e os Drakens, além da corrupção que há naquelas terras – que é assunto para outro momento.
Tendo essa temática em mente, a fim de reviver os debates acerca de uma raça quase tão antiga quanto a narrativa de Tibia, o evento de 20 Anos trouxe a eles mais um merecido estrelado – dessa vez, nos convidando a revisitar as origens dos Dragões, buscando pelo lendário Primeiro Dragão.
O Túmulo Abandonado
Quando surgem adoráveis Piñatas de dragões nos arredores de Thais, é sinal de que chegou a época de celebrar a herança dracônica. Para os aventureiros que há tempos não pisavam em solo tibiano, as recompensas, que incluem um bônus de experiência temporário para o servidor inteiro, além de algumas guloseimas e outras raridades, levantam algumas perguntas.
Felizmente, Muriel em Thais pode respondê-las, e seu diálogo leva o curioso aventureiro a Greenshore, onde uma enorme lápide pode ser encontrada, com a imagem de um enorme dragão e alguns símbolos rúnicos. Essa é a Lápide Anciã do Primeiro Dragão, e quando reportada a Muriel, ele indica que há uma pessoa, ou melhor, um dragão com quem você pode saber mais a respeito do assunto.
Os Quatro Filhos
A viagem leva o aventureiro aos portos de Yalahar, e seus passos o guiam até o Magician Quarter, onde o irreverente, porém muito mal-humorado Tamoril conta mais sobre a história dos Dragões e de suas espécies. Curiosamente, apesar de ser classificado como tal, não há um boss representante dos Wyrms, sendo eles, portanto, classificados de forma diferente pela sociedade dracônica.
De toda maneira, o instrutor de feitiçaria para Sorcerers indica os nomes dos Quatro Filhos do primeiro Dragão, cujas ninhadas seguintes deram origem às quatro variações mais populosas de Dragões em Tibia (Dragons, Dragon Lords, Frost Dragons e Undead Dragons) e as condições para poder adentrar em seus covis e enfrentá-los cara a cara.
Tazhadur
Para enfrentar o Dragão do Poder, como também é chamado, é exigido que o aventureiro mate 200 dragões para ser reconhecido por Tazhadur como um adversário de respeito. Enfrentá-lo é simples: basta mantê-lo em sua diagonal, para que suas waves não causem muitos prejuízos (ou sua morte, caso seja um aventureiro pouco experiente) e atacá-lo com armas ou magias de gelo.
Uma vez derrotado, entre as várias recompensas que pode trazer, é aconselhado que o aventureiro guarde o Tazhadur’s Tooth como prova de sua vitória, pois será necessário para outro momento.
Kalyassa
Segundo Tamoril, a Dragonesa dos Tesouros nunca foi uma mãe muito atenta e cuidadosa com suas ninhadas. Mas, onde Kalyassa talvez falhou como mãe, ela certamente compensa como adversária, chamando Dragon Lords para o conflito e incinerando seu covil em Zao com frequência, sendo uma das mais fortes dentre seus irmãos.
Para poder ter a oportunidade de enfrentá-la você deve provar-se tão curioso quanto ela, investigando as terras tibianas atrás de baús ornados com estátuas douradas de dragões. São necessários cinco baús abertos para poder encarar Kalyassa em seu covil, e a abertura de todos os 20 baús confere um Achievement ao aventureiro que concluir essa tarefa.
Manter-se longe de suas invocações e enfrentá-la com gelo é o ideal para garantir a vitória. Dentre as recompensas que Kalyassa deixa para trás após ser derrotada, o aventureiro deve manter a posse de Kalyassa’s Horn, que será utilizado mais adiante.
Gelidrazah, o Gélido
Okolnir é o lar dos Frost Dragons, e é onde o covil de Gelidrazah The Frozen pode ser encontrado. O Dragão da Sabedoria é recluso e, diferentemente dos outros irmãos, a entrada em seu covil só é permitida se três perguntas forem respondidas corretamente na entrada do covil.
Uma vez que o aventureiro responda corretamente, sua entrada é permitida; aventureiros mais inexperientes podem manter Gelidrazah distante utilizando energy bombs para driblá-lo. Ataques de morte e energia derrubarão essa fera com facilidade.
Dentre as raridades que Gelidrazah deixa ao aventureiro após ser derrotado, a Gelidrazah The Frozen’s Scale deve ser mantida em sua posse para ser utilizada em outro momento.
Zorvorax
Por fim, o recluso Zorvorax é o último do quarteto. Ironicamente, o representante dos Undead Dragons é conhecido como Dragão da Vida, e para acessá-lo é necessário visitar três locais relacionados à vida e à morte. Uma vez que o aventureiro concluir essas tarefas, terá acesso ao covil daquele que deu origem aos Undead Dragons, nas Vampire Cripts de Edron.
Enfrentá-lo pode ser um pouco mais complicado para aventureiros que não são Paladinos: fora o elemento exclusivo Holy, sua outra fraqueza é energia, o que pode fazer com que o combate seja mais demorado para Druidas e Cavaleiros que não contem com armamentos de energia. Fogo é uma outra opção, e gelo apresenta um desempenho mais modesto em comparação aos três elementos anteriores.
Ao derrotá-lo, dentre outras raridades, os Zorvorax’s Bones serão deixados para trás, e o aventureiro deverá recolhê-los para uso mais adiante.
O Primeiro Dragão
Por fim, uma vez derrotados os quatro filhos (você pode continuar a enfrentá-los a cada 20 horas, mas, não é obrigatório) e estando com os itens de criatura de cada um deles (Kalyassa’s Horn, Zorvorax’s Bones, Gelidrazah’s Scales e Tazhadur’s Tooth), basta dirigir-se à Ankrahmun e subir em um levitate spot na área onde há Energy Elementals.
Subindo mais dois andares, o aventureiro dará de cara com um enorme portão de obsidiana (imagem acima), onde deverá usar cada um dos itens na parte amarela do portal, em qualquer ordem. Após fazer isso, basta “usar” o portão e estará dentro do covil do primeiro dragão.
O primeiro andar contém apenas Dragons; o segundo contém apenas Dragon Lords; o terceiro andar contém Ice Dragons, que são versões enfraquecidas de Frost Dragons e o último andar, o qual leva ao boss, contém Haunted Dragons, que nada mais são que versões enfraquecidas de Undead Dragons.
Atravessando o teleporte ao final do andar dos Haunted Dragons, o aventureiro dá de cara com uma antessala parecida com um quarto, guardada por um humano chamado Kizar e que diz ser um serviçal do Primeiro Dragão, e convida os aventureiros, em um time de até 15, a conhecer seu mestre.
Os Estágios
A batalha contra o First Dragon tem duas fases: a primeira consiste em dividir o time em trios, cada um em cada sala, contra um Fallen Challenger e um Teleporte. Pisar nesse Teleporte faz com que o aventureiro volte à sala do Kizar e seja eliminado do desafio. Derrote o Fallen Challenger e ele virará uma Mystic Flame, a qual te levará à sala do First Dragon.
Caso seja um dos primeiros a entrar na sala, mova-se de imediato para não ser encurralado pelas criaturas na área; o ideal é coordenar as mortes dos Fallen Challengers para evitar problemas. Uma vez na área do boss, são encontrados, além do First Dragon, Unbeatable Dragons, Dragon Wardens e Spirits of Fertility. Dos três, Dragon Wardens podem e devem ser ignorados.
O objetivo dessa etapa é levá-los de sua área de spawn até uma área com grama, para fazer nascer Angry Plants, as quais precisam ser mortas para que os Unbeateable Dragons passem por seus corpos (que viram vasos de planta no chão) e se tornem Somewhat Beateable Dragons, podendo ser, enfim, derrotados.
Uma vez mortos, os Unbeateable Dragons dão lugar às Dragon Essences, que são mais poderosas, porém compartilham vida. É recomendado escolher uma como alvo e focar sua força nela, a fim de matar as outras. Ao matá-las, o First Dragon aparecerá, e basta focar os ataques nele (e manter os Dragon Wardens distantes do time) que a batalha estará acabada.
Ao final da batalha, basta falar com o First Dragon que a base do Festive Outfit será recebido; abrindo os três baús, o aventureiro receberá Porcelain Mask e Colourful Feathers, necessárias para os addons desse outfit, que conferem o Achievement “Reason to Celebrate” quando completados, e uma Backpack contendo Ancient Coin, Draken Sulphur, 2 Seacrest Hair, 2 Mystical Hourglass, 3 Gold Tokens, Blue Gem, Red Gem, a Yellow Gem, 2 Demon Horns, 2 Slime Hearts, 2 Energy Veins, 2 Petrified Screams, 2 Brimstone Shells, 2 Deepling Warts, 2 Wyrm Scales and 2 Hellspawn Tails.
Informações importantes:
- A Backpack pode ser pega uma vez por evento/ano;
- As três Colourful Feathers podem ser coletadas no baú todos os dias;
- A Porcelain Mask pode ser coletada uma vez a cada três dias.
Conclusão e Balanço Geral
Depois de tudo dito e feito, qual é a conclusão? Sim, vale a pena participar do evento; seja por querer o Achievement e as recompensas de bosses ou das próprias piñatas, seja para vender as Colourful Feathers, dado que o outfit pode ser completado fora da época do evento, falando com Muriel em Thais. Assim como os eventos de aniversário que vieram antes dele, a First Dragon serve para dar uma pausa na sua rotina e fazer algo diferente, nem que seja por alguns dias.
Apesar dos anos, os itens ainda mantêm seu valor, o que torna rentável vendê-los caso o outfit não seja de interesse; além disso, muitos times têm sucesso em performar esse boss, fazendo com que o farm do outfit seja algo fácil de realizar, contanto que haja esse interesse.
Como sempre, o mais importante é você se divertir dentro do jogo, e o First Dragon pode ser parte dessa diversão! Deixarei vocês por aqui hoje, mas, nos veremos em breve!
Bom First Dragon para todos!
Referências
QUEST, First Dragon. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/First_Dragon_Quest>. Último acesso 13 Jan 2022.
DRAGON, The First. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/The_First_Dragon>. Último acesso 13 Jan 2022.
TAZHADUR. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Tazhadur>. Último acesso 13 Jan 2022.
KALYASSA. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Kalyassa>. Último acesso 13 Jan 2022.
FROZEN, Gelidrazah The. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Gelidrazah_the_Frozen>. Último acesso 13 Jan 2022.
ZORVORAX. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Zorvorax>. Último acesso 13 Jan 2022.
TRANSCRIPTS, Tamoril. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Tamoril/Transcripts>. Último acesso 13 Jan 2022.
TAMORIL. Fonte: TibiaWiki. Disponível em: <https://tibia.fandom.com/wiki/Tamoril>. Último acesso 13 Jan 2022.